Notícia

O Liberal (PA) online

Pesquisador da Embrapa lança livro sobre trajetória do Amazonas

Publicado em 06 março 2007

O lançamento do livro 'Quando o Amazonas corria para o Pacífico', do pesquisador da Embrapa, Evaristo Eduardo de Miranda, aconteceu ontem, no auditório da Amazônia Celular. Numa promoção do Observatório do Terceiro Setor, o evento contou com a parceria do Instituto Amazônia Celular, ORM (Organizações Romulo Maiorana), ACP (Câmara de Responsabilidade Social), Instituto Peabiru (organização com a missão de educar para a valorização da biodiversidade das florestas tropicais, a Rede Avina e a fundação alemã Konrad Adenauer.

Doutor em Ecologia, Evaristo expõe no seu livro de 256 páginas a história natural e humana da Amazônia. Trata da trajetória política da região amazônica, até os finais do século XVIII, quando de sua incorporação definitiva ao Brasil. 'Hoje, todos defendem a Amazônia, mas para defender é necessário conhecer sua história. O olhar histórico determina o entendimento da situação atual e a busca de saídas sustentáveis', disse.

Coordenadora do evento, Karla Oliveira disse que o debate sobre a preservação de florestas tropicais, em especial da Amazônia, é de extrema importância. 'Precisamos conscientizar as pessoas do perigo que corremos de perder a nossa natureza', advertiu.

Evaristo Miranda é autor de livros que transitam entre meio-ambiente, teologia e cabala. Entre seus livros estão: Água, Sopro e Espírito: alquimia do batismo; A Foice da Lua no Campo das Estrelas, O Corpo: território do sagrado; Animais Interiores: nadadores e rastejantes, Os Sábios Fariseus, em parceria com José Schorr Malca, traduzido na Itália, França e Espanha. Miranda escreve para o Jornal de Ciência e Fé — Universidade. Ele também foi consultor da ONU na Conferência Mundial sobre Meio Ambiente, a Rio-92, e presta assessoria para organismos como FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), FAO, Unesco, Banco Mundial, OEA e outras entidades nacionais e internacionais de fomento à pesquisa e gerenciamento de contratos nacionais e internacionais.