Notícia

Anda - Agência de Notícias de Direitos Animais

Pesquisador cria aplicativo para ajudar a encontrar animais perdidos

Publicado em 11 julho 2017

Por Sophia Portes

O projeto foi criado por um pesquisador de Campinas, em São Paulo, e foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O aplicativo CrowdPet busca identificar animais perdidos e, se alguém encontrar o animal, é possível mandar fotos para que o aplicativo faça o reconhecimento facial e confirme se é o animal perdido ou não.

A previsão é de que a plataforma seja disponibilizada de forma gratuita apenas do sistema Android, até o fim deste ano. O projeto está sendo testado em três locais de Vinhedo, São Paulo.

“Estamos executando os pilotos e a ideia é que o aplicativo esteja disponível para todo mundo até o final do ano. Ele é gratuito e colaborativo. Todo mundo pode se cadastrar e enviar fotos e informações sobre os animais. A ideia é que as pessoas colaborem com fotos e não com dinheiro”, explicou o idealizador do CrowdPet.

A Fapesp financiou o projeto com o valor de até R$ 200 mil. O aplicativo está sendo criado para reconhecer somente fotos de cães e gatos, fazendo localização de GPS no local onde o animal foi achado.