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FAPESP (Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo) anunciou a constituição de 21 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) em parceria com universidades, instituições de pesquisas, secretarias de Estado e outros órgãos de governos. O investimento da Fundao será de aproximadamente R$ 130 milhões. Assim como os demais centros já em operação, os novos centros [...]
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Todos os dias, milhares de pessoas passam horas preciosas no trânsito, especialmente em regiões onde há grande concentração de prédios residenciais e comerciais, como a da Av. Faria Lima, na capital paulista, citando apenas um dos muitos exemplos da cidade. Da janela dos automóveis, no entanto, é possível observar uma alternativa: os cerca de 3.500 ciclistas que diariamente pedalam pela ciclovia que corta a região. Uma [...]
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Todos os dias, milhares de pessoas passam horas preciosas no trânsito, especialmente em regiões onde há grande concentração de prédios residenciais e comerciais, como a da Faria Lima, em São Paulo. Da janela de seus automóveis, no entanto, é possível observar uma alternativa: os cerca de 3.500 ciclistas que diariamente pedalam pela ciclovia que corta a região.
Uma saída, por sinal, que não só [...]
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Agrobiodiversidade na Amazônia remota. No passado remoto a Amazônia foi um centro de Agrobiodiversidade e um território de abundân. O Tema foi abordado pelo arqueólogo E. Neves em Conferência Fapesp 2024, como um dos responsáveis pela revisão que mudou o paradigma sobre o passado da Amazônia. A ideia de que a Amazônia foi, no passado remoto, uma região quase despovoada, habitada apenas por grupos indígenas pequenos, [...]
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No CBN Sustentabilidade, Rosana Jatobá recebe a diretora-executiva de impacto da Tembici, Carolina Rivas, para uma conversa sobre mobilidade urbana. Entre os destaques, está o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável nas cidades.
Quais são os impactos do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável nas cidades? — Foto: Daniel Antônio/Agência FAPESP
ÁUDIO
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O uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo tinha prevalência por volta de 5% em 2015, quando um levantamento com 1.500 pessoas foi conduzido por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Cinco anos depois, a despeito do aumento de 67,7% dos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na capital, a prevalência de ciclistas nessa amostra não sofreu grandes [...]
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O uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo tinha prevalência por volta de 5% em 2015, quando um levantamento com 1.500 pessoas foi conduzido por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Cinco anos depois, a despeito do aumento de 67,7% dos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na capital, a prevalência de ciclistas nessa amostra não sofreu grandes [...]
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Uma análise da EACH-USP e FAPESP revela desafios na promoção do ciclismo urbano
Apesar do aumento significativo das ciclovias na capital paulista, estudos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), indicam que tal expansão não resultou no aumento esperado do número de ciclistas. A pesquisa, [...]
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O uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo tinha prevalência por volta de 5% em 2015, quando um levantamento com 1.500 pessoas foi conduzido por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Cinco anos depois, a despeito do aumento de 67,7% dos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na capital, a prevalência de ciclistas nessa amostra não sofreu grandes [...]
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O uso de bicicleta como meio de transporte na cidade de São Paulo tinha prevalência por volta de 5% em 2015, quando um levantamento com 1.500 pessoas foi conduzido por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Cinco anos depois, a despeito do aumento de 67,7% dos quilômetros de ciclovias e ciclofaixas na capital, a prevalência de ciclistas nessa amostra não sofreu grandes [...]