-
O Globo
- Publicado em 28 de fevereiro de 2025
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) apontou que pessoas que tiveram Covid-19, mesmo com quadros leves, tendem a apresentar desequilíbrios no sistema cardiovascular no curto e médio prazo. O trabalho foi publicado na revista científica Scientific Reports e teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
O estudo analisou 130 voluntários, de em [...]
-
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu Nísia Trindade, agora ex-ministra da Saúde. Mesmo que a pasta tenha cometido erros de gestão, a longa demora na exoneração —que a deixou exposta a críticas públicas de congressistas e até do presidente— denota não apenas pouco caso do petista, mas um governo atabalhoado.
Após o desastre sob Jair Bolsonaro (PL), a chegada de Nísia foi bem recebida por ser um [...]
-
O médico e deputado federal Alexandre Padilha (PT) assumirá o comando do Ministério da Saúde com o desafio de frear crises sanitárias, como a da dengue, além de emplacar na pasta uma marca forte do governo Lula (PT).
Padilha ainda terá de lidar com a cobiça do Congresso sobre o orçamento da Saúde. Em 2024, as emendas parlamentares drenaram mais de 40% da verba empenhada para custeio e investimentos da pasta. Na passagem [...]
-
A procura por testes da dengue nas farmácias cresceu 25% nas três primeiras semanas de fevereiro, em comparação com o mesmo período de janeiro. É o que mostram dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as principais redes nacionais e reúne cerca de 5 mil lojas.
Entre 30 de dezembro e 19 de janeiro, foram realizados 6.949 exames. Já entre 27 de janeiro e 16 de [...]
-
O Ministério da Saúde anunciou ontem que mais de 60 milhões de unidades da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue serão ofertadas anualmente a partir de 2026. A produção da vacina será viabilizada por uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics, com investimento previsto de R$ 1,26 bilhão.
O Butantan submeteu o pedido de registro da vacina à Agência Nacional de [...]
-
O Brasil dá um passo histórico na luta contra a dengue. A partir do ano que vem, 60 milhões de doses da vacina desenvolvidas pelo Instituto Butantan começarão a ser aplicadas na população, trazendo liderança e proteção contra uma das doenças mais preocupantes do País. A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, já infectou milhares de pessoas e provoca mortes, além de sobrecarregar o sistema [...]
-
O anúncio do Ministério da Saúde sobre a primeira vacina nacional contra a dengue traz consigo outros avanços importantes, como o aumento no volume de doses disponíveis, a produção do imunizante no país, o novo esquema vacinal de apenas uma dose e a perspectiva de inclusão de novos públicos-alvo, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Mônica Levi.
A médica lembra que o [...]
-
No mundo, atualmente, o hidrogênio é produzido por meio de gás natural, gerando pegadas de CO2.
Isso não coloca essa energia no contexto renovável necessário para reduzir os gases de efeito estufa. Por isso, é fundamental a descoberta de formas de produzir hidrogênio verde. Afinal, a produção de hidrogênio verde pode ajudar a descarbonizar setores difíceis de eletrificar, como a indústria pesada e o [...]
-
Anunciada pelo governo Lula em evento nesta terça (25) no Palácio do Planalto, a vacina contra a dengue produzida pelo Butantan ainda precisa de a vai da Anvisa. Além disso, a intenção de comprar doses do instituto paulista já havia sido divulgada em entrevIstas, reportagens e programas de TV. No governo Tarcísio de Freitas (SP), ao qualo instituto é ligado, o evento foi considerado um ato de “marquetagem” de Lula, para tentar [...]
-
Cinco anos após a chegada da covid-19 ao Brasil, o país ainda demonstra vulnerabilidades e não está de todo preparado para uma nova emergência sanitária, apontam especialistas. Desde o primeiro caso, em 26 de fevereiro de 2020, mais de 700 mil pessoas morreram em decorrência da doença. O surgimento das vacinas tornou os óbitos raros, mas de tempos em tempos há um aumento súbito no número de casos.
Para Gonzalo [...]