Notícia

Esteta

Pesquisa sobre vacina contra leishmaniose vence Prêmio Péter Murányi

Publicado em 21 fevereiro 2014

A pesquisa que possibilitou o desenvolvimento de uma vacina recombinante contra a leishmaniose visceral recebeu o título de melhor trabalho científico da área da saúde na 13ª edição do Prêmio Péter Murányi. Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o trabalho concorreu com outros 134 inscritos e foi premiado com R$ 200 mil.

A leishmaniose visceral é uma doença que ataca animais como cachorros e é transmitida para o homem por meio da picada do mosquito-palha (Phlebotomus pappatasi). A vacina desenvolvida mostrou eficácia em teste com animais. Segundo os organizadores do prêmio, que está em sua 13ª edição, a UFMG transferiu a tecnologia para um laboratório de produtos veterinários.

Os outros dois trabalhos finalistas foram “Mecanismos envolvidos na imunodisfunção observada na sepse experimental e clínica”, desenvolvido na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), e “Achados clínicos e experimentais do exercício físico como terapia complementar na epilepsia”, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ambos receberão diploma de menção honrosa.

A pesquisa vencedora entre os três finalistas foi escolhida por um júri composto por 25 integrantes, entre eles Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente da FAPESP.

O júri também foi composto por representantes da Academia Brasileira de Ciências (ABC); da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp); da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, no dia 10 de abril. Os trabalhos finalistas também serão apresentados na 66ª Reunião Anual da SBPC, que ocorrerá em julho em Rio Branco, no Acre.

Mais informações: www.fundacaopetermuranyi.org.br/main.asp?pag=premioatual.

Fonte: Agência FAPESP