Notícia

Esteta

Pesquisa sobre efeito da meditação no sono busca voluntárias

Publicado em 27 setembro 2012

Os departamentos de Psicobiologia e de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) procuram voluntárias para uma pesquisa que busca investigar os efeitos da meditação em mulheres que precisam de calmantes para dormir. O objetivo é avaliar se a prática ajuda a diminuir a ansiedade e melhorar o sono.

Podem participar do estudo mulheres com mais de 18 anos, de nacionalidade brasileira, alfabetizadas e que estejam usando calmantes do tipo benzodiazepínicos nos últimos 90 dias, com frequência de pelo menos quatro vezes por semana.

As interessadas devem se inscrever para uma palestra introdutória gratuita que ocorrerá nas dependências da Unifesp, na qual serão dadas explicações sobre a pesquisa e o programa de meditação. Após a palestra as interessadas poderão avaliar se querem ou não participar.

A pesquisa é coordenada por Ana Regina Noto, Marcelo Demarzo e Elisa Kozasa e é um desdobramento do projeto "Contextos e padrões do uso indevido de benzodiazepínicos entre mulheres: um estudo qualitativo", coordenado por Noto e apoiado pela FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de outubro, durante o horário comercial, pelo telefone (11) 2149-0156.

Fonte: Agência FAPESP