Notícia

Pantanal News

Pesquisa revela nova espécie da ordem diptera

Publicado em 19 janeiro 2010

Uma nova área de endemismo foi identificada na Mata Atlântica por pesquisadores do Programa Biota - FAPESP. A novidade está inserida na ordem Diptera, que engloba mosquitos e moscas.

Após traçar o mapa de distribuição, os pesquisadores perceberam que grande parte dos dípteros encontrava-se em áreas como sudoeste da Mata Atlântica, que abrange o oeste do Estado de São Paulo até o sul de Goiás, oeste de Minas Gerais e leste do Mato Grosso do Sul.

Nessas regiões, os dípteros eram diferentes em relação aos da Serra do Mar. "É bem provável que as condições de temperatura e umidade desiguais das observadas nas Serras do Mar favoreçam o desenvolvimento de uma fauna distinta nas regiões de florestas semideciduais", explica o biólogo e tutor do Portal Educação, Carlos Lehn.

No entanto, acredita-se que as diferenças na composição de espécies se dão pelo fato das mesmas terem sido geradas por barreiras que existiriam entre tais áreas ao longo do tempo. Os insetos acabaram se diferenciando em uma escala de alguns milhões de anos porque não trocam genes.