Notícia

Jornal Primeira Página online

Pesquisa para o tratamento de Faringites de adultos é realizada no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (1 notícias)

Publicado em 04 de julho de 2021

A dor de garganta é uma queixa comum em consultas médicas ambulatoriais e emergências. A faringite aguda representa uma importante fonte de distúrbios sociais na infância, como faltas às aulas. Também pode levar ao uso repetido de antimicrobianos e causar complicações locais e sistêmicas, como abscessos nas tonsilas otite, sinusite, pneumonia e febre reumática pós-estreptocócica.

A bactéria Streptococcus do grupo A é responsável por 20-40% das faringites agudas em crianças. Estima-se que 600 milhões de casos ocorram anualmente em crianças com mais de 4 anos de idade, e mais de 90 por cento desses casos ocorrem em países em desenvolvimento. Nas últimas duas décadas, testemunhamos o surgimento e propagação de bactérias resistentes a múltiplos antibacterianos agentes. Bactérias multirresistentes são atualmente consideradas a causa de muitas doenças emergentes globalmente e um importante problema de saúde pública. Esforços coordenados são necessários para o desenvolvimento de novas estratégias diagnósticas e terapêuticas, bem como de novos agentes antimicrobianos.

A terapia fotodinâmica (TFD) é uma modalidade terapêutica que depende de processos fotoquímicos e fotofísicos para induzir a morte celular. A TFD envolve três componentes principais, a luz visível, uma substância fotossensibilizante não tóxica e o oxigênio molecular. O comprimento de onda da luz visível deve corresponder ao espectro de absorção e ao fotossensibilizador, levando ao estado de excitação que promove a produção de espécies reativas de oxigênio. Essa reação fototóxica induz a lise de microrganismos patogênicos que já tem se mostrado eficaz e seguro na redução da contagem de bactérias da cavidade oral em procedimentos odontológicos e desinfecção oral.

Está sendo realizada a verificação da eficácia de um novo procedimento para o tratamento do faringotonsilite em adultos e crianças. Já descrevemos em publicações vários casos de tratamento de faringite aguda tratada com TFD usando uma bala de curcumina e um equipamento desenvolvido recentemente pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos. Entretanto, agora estamos analisando um estudo clínico realizado na Santa Casa de São Carlos que avaliou o efeito da TFD em faringites de adultos causadas por diferentes espécies de bactérias e vírus.

Esta linha de pesquisa e área é tema das pesquisas realizadas no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) – INCT – Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP, coordenada e orientada pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, sendo que a Dra Kate Blanco participa ativamente dos trabalhos.

Representação das etapas do relato de caso para tratamento de faringotonsilite.

Fonte: http://dx.doi.org/10.1016/j.pdpdt.2017.01.187

Referencias:

http://dx.doi.org/10.24327/23956429.ijcmpr20170059

http://dx.doi.org/10.1016/j.pdpdt.2017.01.187

Kate Blanco é pós-doutoranda do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) atuando no Centro de Pesquisas de Ótica e Fotônica (Cepid-Fapesp). Possui graduação em Biomedicina pela Universidade de Araraquara. Recebeu o título de mestre (2009) e doutor em microbiologia (2013) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). É especialista em fermentações industriais (enzimas) e produção de produtos e processos em saúde (microbiologia médica e pesquisa clínica) e alimentos (segurança alimentar).

Fontes: Kleber Jorge Savio Chicrala – Coordenação de Jornalismo Científico do CEPOF – INCT – IFSC – USP e Dra Kate Blanco – CEPOF – INCT – IFSC – USP.