Notícia

Revista Fórum online

Pesquisa mostra que plásticos biodegradáveis de produtos que você compra no mercado são falsos (41 notícias)

Publicado em 28 de setembro de 2023

Por Yuri Ferreira

Estudo analisou produtos de 40 supermercados do Brasil e descobriu que plásticos vendidos como ecológicos não são biodegradáveis

Você com certeza já viu um produto nas gôndolas do supermercado com a inscrição de plástico biodegradável. Mas não acredite em tudo que você lê por aí.

Um estudo do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar-Unifesp) analisou produtos de 40 supermercados brasileiros que tinham o rótulo de plástico biodegradável.

Os pesquisadores descobriram que 49 produtos com tal marcação não eram feitos de plásticos biodegradáveis. A maioria eram feitos de plásticos oxodegradáveis, que ainda assim soltam microplásticos no meio ambiente. Além disso, uma parte deles (9%) eram feitos apenas de plástico normal.

“Para ser considerado biodegradável, um produto, quando descartado no meio ambiente, deve-se converter em água [H2O], gás carbônico [CO2], metano [CH4] e biomassa em um intervalo de tempo relativamente curto. Não há consenso sobre que intervalo de tempo é esse. Mas a ideia geral é que varie de algumas semanas a um ano. Nenhum dos 49 itens que investigamos atendeu a esse requisito”, diz Ítalo Castro, professor do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar-Unifesp) em entrevista a José Tadeu Arantes, da Agência Fapesp.

“Os plásticos oxodegradáveis já foram proibidos em vários locais do mundo, incluindo a União Europeia. Na maioria dos casos, as proibições ocorreram pela falta de evidências de biodegradabilidade em ambientes reais, associada ao risco de formação de microplásticos”, completou o orientador da pesquisa.

Mais caros e mentirosos

De acordo com o estudo, os produtos que afirmam ser biodegradáveis ??eram 125% mais caros do que os seus equivalentes. Nenhum deles se encaixava na definição de biodegradabilidade aceita pelos órgãos internacionais.

"Considerando que a biodegradabilidade dos oxopolímeros tem sido amplamente refutada pela literatura científica, nossos resultados indicam que nenhum dos produtos que afirmam ser biodegradáveis ??vendidos nos supermercados brasileiros é, de fato, biodegradável", diz o abstract do estudo, assinado também por Beatriz Barbosa Moreno, Beatriz Veneroso Rodrigues, Letícia Regina Afonso e Paula Christine Jimenez. O artigo foi publicado no Sustainable Production and Consumption.