Notícia

Leal Junior

Pesquisa mostra como atividade física previne doenças metabólicas

Publicado em 24 setembro 2012

Estudo desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP) desvendou parte dos mecanismos metabólicos pelos quais a prática de atividade física ajuda a prevenir problemas de saúde causados pela má alimentação, como diabetes e acúmulo de gordura no fígado.

Para a pesquisa, foram feitos testes em camundongos que receberam uma ração incrementada com chocolate, bolacha de maisena, amendoim e açúcar.

A dieta, batizada de Cafeteria, tinha o objetivo de mimetizar os hábitos alimentares humanos, explicou a Fabiana de Sant'Anna Evangelista, coordenadora da pesquisa financiada pela FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular.

Para verificar se a prática de atividade física era de fato capaz de prevenir esse quadro, os animais foram submetidos a um programa de treinamento de dois meses, que incluía 1 hora uma de exercício físico aeróbico na esteira com intensidade moderada, cinco dias por semana.

"Padronizamos a dieta em um estudo anterior e vimos que após seis semanas com essa alimentação os animais já desenvolviam um quadro de intolerância à glicose, resistência à insulina e obesidade" , contou a pesquisadora.

De acordo com a pesquisadora, " o próximo passo agora é entender melhor o impacto dos exercícios no metabolismo do tecido muscular esquelético para desvendar a cooperação entre tecido adiposo e músculo esquelético para a prevenção de doenças metabólicas" , contou.

Fonte: Isaude.net