Notícia

Meio Ambiente Rio

Pesquisa irá quantificar emissões e potencializar captura de CO2 e metano no Brasil

Publicado em 28 outubro 2021

Por Vagner Liberato

Quanto de fato o Brasil emite de gases de efeito estufa (GEEs)? E quanto é capturado? Essas são as perguntas que o programa de pesquisa Greenhouse Gases (GHG) pretende responder. O GHG é um dos cinco programas do Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), cujas pesquisas deverão ajudar o Brasil a retomar os compromissos assumidos no Acordo de Paris para conter o aumento da temperatura global. Sediado na USP, o centro é financiado pela Shell e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Coordenado por Emílio Carlos Nelli Silva, professor da Escola Politécnica da USP, o GHG é dividido em três subprogramas: Controle de processo, monitoramento e integração de dados; Mitigação de emissão de gases de efeito estufa; e Processos de captura de CO2. Cada subprograma terá entre dois e três projetos, com cerca de 15 pesquisadores por projeto.

No primeiro subprograma, um dos principais projetos visa medir a emissão de CO2 na floresta amazônica, utilizando sensores, e fazer o processamento desses dados. “Para conseguir conter a emissão, primeiro precisamos quantificá-la e saber onde ela está localizada. O projeto também será importante para verificar se as técnicas de mitigação empregadas atualmente estão de fato funcionando”, diz Silva.

Créditos de carbono – Segundo o pesquisador Emílio Silva, uma das vantagens de quantificar exatamente a redução de emissão de CO2 em determinados processos é obter créditos de carbono mais precisos e confiáveis. Um crédito de carbono representa uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera. “Se uma empresa demonstra o quanto está reduzindo de emissão, isso é precificado e convertido em créditos de carbono, que podem ser negociados no mercado internacional”, explica.

Já o segundo grupo irá focar no desenvolvimento de novas tecnologias para reduzir a emissão de GEEs em determinados processos. Um dos projetos busca criar juntas de vedação de labirinto inteligentes para conter o vazamento de gás em máquinas pneumáticas. Essas máquinas usam ar comprimido para obter energia e pode ocorrer vazamento de CO2 e metano. “As juntas disponíveis atualmente não são capazes de conter totalmente o gás. Esse vazamento é considerado pequeno, mas se pensarmos que existem milhares dessas máquinas no mundo, nós temos um vazamento considerável de gases de efeito estufa”.

Em outro projeto, o objetivo dos pesquisadores será aumentar a eficiência da combustão de metano em motores, evitando assim a sua emissão na atmosfera. Uma das estratégias, segundo Silva, é utilizar partículas de metal para conduzir o oxigênio para a câmara de combustão do motor.

O terceiro subprograma, sobre captura de CO2, envolve a utilização de processos para separar o CO2 de misturas gasosas. Um dos projetos procura otimizar um sistema baseado em adsorção para capturar CO2 em larga escala resultante da queima de biomassa. Em outro projeto a captura de CO2 é estudada utilizando os chamados “Deep Eutectic Solvents (DES)” e membranas baseadas em materiais nanoestruturados.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
TV Cultura Jornal Primeira Página Portal R7 SBT Interior Valor Econômico online O Globo online Folha Regional (Andradina, SP) online Canal Ambiental Gazeta de Bebedouro online InforBahia T&B Petroleum online Portal R3 Tá na Bahia Bahia.ba Diário Comercial Quimiweb Aparecidanet Jornal Primeira Página online Revista Ecológico online Sou Ecológico Correio da Manhã (RJ) Investe São Paulo Um Só Planeta Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Investe São Paulo Garça em Foco Jornal o Brasiliense Spreaker (EUA) DPL News - Digital Policy & Law Group (México) Sobreviva em São Paulo Portal Giro Revista Analytica online Notícia de Limeira Portal Neo Mondo Plurale online Espaço Ecológico no Ar Agora TS CIMM - Centro de Informação Metal Mecânica Diário do Rio Claro Diário do Rio Claro online Brasil Energia Jornal Cana Revista Amazônia Gazeta MS Tribuna Paulista Blog O Correspondente Blog O Correspondente TV Caparaó Bomba Bomba ID Brasil Folha da Minha Sampa Plantão MS Feedy News Gazeta Costa Sul A Guardiã da Notícia TN Petróleo online Cordero Virtual Hojemais Maringá PR FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Z1 Portal de Notícias FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Gazeta Itapirense Portal de Notícias Região Noroeste Agora ES online Roraima na Rede Portal O Sertão Oeste Ao Vivo Panorâmica News Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Portal do Governo do Estado de São Paulo Ata News Mato Grosso Mais Notícias PSDB-SP Cuiabano News Hoje ES Giro Marília O Documento online Portal Lapada Lapada Bem Notícias FA Notícias Portal Mato Grosso Jornal do Ônibus Olhar MS Oeste Ao Vivo IG Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal de Notícias Virou Manchete Petro Notícias Emergência 190 Metro Jornal online Portal Bauru Notícias Clikar ABC do ABC Jornal da USP online São Paulo FM TN Petróleo online Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Real Time News Pauta Brasil Portal O Guardião Portal Altônia Oeste 360 Alvo Notícias Penha News Informativo Astral Antenados Diário em Foco Conexão Na Cidade Alagoas Agora online Mix Vale Mirante da Bocaina Novo Cantu Notícias O Repórter Regional online Relato News TV Interbam Portal Afunilados Campo Belo em Foco Campo Belo em Foco Jeremoabo.com.br Oeste 360 Diário do Litoral (Santos, SP) online ABCD Real Bom dia Paraiba Oficial News Recicla Sampa CV Agora Pauta Brasil MT Notícias N5 Notícias Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Cotia 24 horas São Miguel Agora Revista Analytica online Portal RBN Rádio 96 FM Bauru