Notícia

Agrosoft

Pesquisa identifica proteínas que podem auxiliar no tratamento da esquizofrenia

Publicado em 30 julho 2020

• Metade dos pacientes com esquizofrenia têm resposta limitada a antipsicóticos
• Estudo quantificou proteínas presentes no sangue de pacientes com esquizofrenia
• Proteínas podem funcionar como biomarcadores para prever eficácia de medicação de acordo com cada indivíduo

A esquizofrenia é um distúrbio psiquiátrico tratado com o uso de antipsicóticos, que não apresentam resultados satisfatórios para metade dos pacientes.

Buscando otimizar esses desfechos, um grupo de pesquisadores do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Unicamp identificou proteínas que podem, no futuro, funcionar como biomarcadores para a predição de sucesso dos antipsicóticos olanzapina e risperidona, que estão entre os mais usados no tratamento da esquizofrenia. O estudo, financiado pela Fapesp, será publicado em 30/07 na revista “Journal of Proteomics”.

A pesquisa utilizou como método a espectrometria de massas, uma ferramenta analítica capaz de mapear e quantificar milhares de proteínas presentes no sangue. Os pesquisadores analisaram amostras de sangue de 26 pacientes com esquizofrenia sem uso de medicação nas seis semanas anteriores à coleta e após o tratamento de seis semanas com a olanzapina e a risperidona, principais antipsicóticos utilizados no tratamento da esquizofrenia. As amostras foram analisadas conforme o paciente respondia ou não respondia positivamente ao tratamento. Os resultados apontaram que determinados medicamentos podem ter mais chance de sucesso ou de fracasso de acordo com cada indivíduo.

O estudo pode contribuir para a descoberta de biomarcadores que possam predizer se um determinado medicamento vai ser bem sucedido para cada paciente, sugerindo também novas possibilidades para o desenvolvimento de medicações mais efetivas. Além disso, a publicação apresenta elementos inéditos na aproximação entre a pesquisa laboratorial e a aplicação clínica.

Tratamento

Para os pacientes e seus familiares, o estudo pode ser uma esperança para melhores desfechos no tratamento. “A cada surto psicótico, o paciente sofre declínios em suas funções cognitivas, como capacidade de raciocínio e memória, e esses declínios são difíceis de reverter na psiquiatria. Portanto, predizer quais pacientes responderão bem a cada medicamento é uma descoberta que pode melhorar sua qualidade de vida e evitar esses danos. Nosso estudo é um indicador de caminhos para que, no futuro, sejam desenvolvidos testes que possam fazer essa predição”, afirma o pesquisador da Unicamp e IDOR Daniel Martins-de-Souza.

O grupo do Daniel, que trabalha há anos com a identificação de biomarcadores de predição à resposta dos antipsicóticos, está agora trabalhado para transformar estes achados em um teste que possa ser acessível aos pacientes, por indicação de seus psiquiatras. Segundo o pesquisador, o estudo apresenta resultados positivos, mas ainda preliminares em relação aos obstáculos encontrados no tratamento da esquizofrenia e não há como estimar, neste momento, o tempo que esta etapa pode levar.
——-
O post Pesquisa identifica proteínas que podem auxiliar no tratamento da esquizofrenia foi publicado inicialmente em Agência BORI.

——-

FonteAgência Bori

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
UOL BOL IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online Diário de Pernambuco online Agência Brasil Correio Braziliense online IstoÉ online Folha de Pernambuco online Mato Grosso News Novo Cantu Notícias Por Falar em Saúde Dinheiro Rural online A Crítica (MS) online Planeta online Portal Mato Grosso Panorama Farmacêutico O Fluminense online Verguia Bruno Sampaio Blog O Documento online ABC - Academia Brasileira de Ciências Esporte na Rede MT Repórter Especial Consórcio Guaicurus Portal Lapada Lapada Es 1 Gazeta de Limeira online Momento MT Jornal da Franca Veja São Paulo online Sistema Costa Norte de Comunicação Metropolitano Agora Tudo Rondônia Jornal de Piracicaba online Portal Comunica AM! Portal Giruá RS Santo Ângelo RS Relevante News Portal de São Miguel das Missões Jornal Página do Estado A Província do Pará O Mato Grosso Jornal O Bom da Notícia Criativa On Line Pelo Mundo DF Portal Notícias Bahia Atual MT ISN Portal Goias.me Shafaqna (Índia) Blitz Amazônico Aqui Acontece Grupo RBP Mesquita Online Revistanet O Vale online DHoje Interior online A Tribuna (ES) online Notícias ao Minuto Dinheiro Rural online Regional MT online Acontece Botucatu TV Mais Bioserv SMO Rio Grande TEM O Rondoniense Portal Piracicaba Hoje Jornal da Manhã (Marília, SP) online Roraima em Tempo online ZUG CGN AquiAgora.net O Imparcial (São Luís, MA) online Sim Notícias Beto Ribeiro Repórter Jornal das Alagoas online Acontece Louveira Jornal de Piracicaba online O Liberal (PA) online ID News Cassilândia Notícias Nilópolis Online JC Notícias (Pará de Minas, MG) O Londrinense Agência da Notícia Mídia Hoje Agora Notícias Brasil VoxMS Tribuna de Petrópolis Daynews TV Prefeito Expressão Rondônia RP10 ON Jornal Portal GRNews Jornal Positivo Rondônia ao Vivo Regional MT News Fato Amazônico Portal Paraná Empresarial Correio do Brasil online Enxada Neles Portal Rede Notícias Repórter Hoje Rondônia Dinâmica Meio Norte online (Piauí) Amazônia Sem Fronteira Câmara Municipal de Jaguariúna Amazônia Brasil Rádio Web Diário de S.Paulo online Nossa Gente DBC FM Portal Tudo Psicologias do Brasil Plantão Enfoco