Notícia

G1

Pesquisa identifica microrganismos em painéis de energia solar que podem auxiliar na fabricação de cosméticos

Publicado em 30 outubro 2021

Estudo ganhou destaque na revista Microbiology Letters, da Federação das Sociedades Europeias de Microbiologia. Microrganismos foram identificados nas cidades de Sorocaba e Itatiba (SP).

Pesquisadores apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) encontraram microrganismos em painéis de energia solar instalados em Sorocaba e Itatiba (SP) que podem auxiliar na fabricação de produtos cosméticos, como protetores solares.

O estudo ganhou destaque na revista Microbiology Letters, da Federação das Sociedades Europeias de Microbiologia. As bactérias e leveduras encontradas nos painéis possuem resistência a radiação solar, o que significa que podem sobreviver a um ambiente exposto diariamente ao sol e às variações de temperatura que ocorrem ao longo do dia.

Por conta disso, estes microrganismos têm um grande potencial para auxiliar na produção de produtos que possam ficar expostos a esse tipo de ambiente, como protetores solares, pigmentos para as indústrias de alimentos, química, têxtil, farmacêutica e cosmética, além de detergentes mais eficientes para a limpeza dos próprios painéis, com ação antimicrobiana.

De acordo com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e Monitoramento Ambiental (PPGBMA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba, Juliane Moura, a composição deste grupo de microrganismo é muito parecida com outros encontrados em Valência, na Espanha; em Berkeley, nos Estados Unidos; e até mesmo no Ártico e na Antártica.

"Ainda que as condições climáticas sejam diferentes entre os painéis dos países estudados, a superfície do equipamento abriga uma comunidade de microrganismos adaptada à radiação solar, à flutuação de temperatura, à escassez de água e ao material de que as placas são constituídas", explica Iolanda Duarte, professora do Departamento de Biologia do Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) da UFSCar e coordenadora do estudo.

Coleta de amostras

Para coletar as amostras, os pesquisadores passaram um tecido de algodão embebido em uma solução sobre as placas em Sorocaba e Itatiba. O material foi levado para o Laboratório de Microbiologia Aplicada da UFSCar, onde teve o DNA extraído.

Durante a análise, as pesquisadoras encontraram uma composição microbiana similar entre as amostras analisadas, embora a de Sorocaba, coletada na zona rural, apresentasse uma diversidade levemente maior.

Os resultados foram parecidos aos dos trabalhos feitos na Espanha, nos Estados Unidos e nos polos, apesar da distância geográfica e das diferenças climáticas.

Produção de biodetergentes

Na próxima fase do trabalho, que ainda não foi publicada, as pesquisadoras conseguiram isolar um microrganismo, que também é encontrado nos painéis solares de regiões de clima frio e que pode auxiliar na produção de biodetergentes.

Além disso, podem ser empregadas como antimicrobianos, antitumorais e em biorremediação, como é chamado o uso de processos biológicos para retirar substâncias contaminantes do ambiente.

VÍDEOS: assista às reportagens da Tv Tem

Pesquisa identifica microrganismos em painéis de energia solar na região de Sorocaba (SP) que podem auxiliar na fabricação de cosméticos (Foto: Fapesp/Divulgação)

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Folha da Região (Araçatuba, SP) Acesso Wi-Fi.com Tecmundo Mundo e Meio InforBahia Portal CanaMix Canal da Cana Blog Jornal da Mulher Portal O Guardião Bom dia Paraiba Fatonews Beto Ribeiro Repórter Giro Goiás BSB Digital Bomba Bomba TV Caparaó MaisAM Ceará Máquinas Hora PR N5 Notícias Associação Paulista de Jornais Saense Investe São Paulo Portal do Governo do Estado de São Paulo Mix Vale Agência de Notícias – Defesa Zatum Folha do Meio Ambiente DF Agora Portal de Notícias Virou Manchete Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Jeremoabo.com.br O Repórter Regional online Oeste Ao Vivo TV Interbam Alagoas Agora online Portal Altônia Oeste 360 Alvo Notícias Novo Cantu Notícias Conexão Na Cidade Informativo Astral Penha News Relato News Mix Vale Diário em Foco Antenados Mirante da Bocaina Folha da Minha Sampa Revista Interativa Campo Belo em Foco Giro Notícias Goiás Play Crazy Game Agora ES online Portal O Sertão Roraima na Rede Garça em Foco Revista Ecológico online LabNetwork ABCD Real Sou Ecológico UDOP - União dos Produtores de Bioenergia TN Petróleo online Senge - Sindicato dos Engenheiros no estado de Santa Catarina FNE - Federação Nacional dos Engenheiros O Grande ABC Agora TS Jornal Tabloide online (Cotia, SP) Pauta Brasil CV Agora Revista Analytica online EarnGurus Garanhuns Notícias Panorâmica News FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Ata News Jornal da Ciência online Quimiweb Cotia 24 horas Revista H&C - Household & Cosméticos online São Miguel Agora Minuto Cidade Transmitindo