Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Pesquisa: FAPESP oferece bolsa de estágio no exterior

Publicado em 23 março 2006

Pesquisadores de áreas pouco desenvolvidas no Estado de São Paulo, que concluíram doutorado há menos de dez anos e que tenham vínculo empregatício com instituição de pesquisa do Estado, podem participar do Programa Novas Fronteiras 2006. A iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) apóia a realização de estágios de longa duração (12 meses improrrogáveis) em centros de excelência no exterior. As inscrições vão até o dia 30 de abril.
A chamada de propostas do programa e as formas de inscrição constam na página eletrônica da fundação: www.fapesp.br/novasfronteiras. A convocação dos interessados ocorre uma vez por ano para a concessão de até 20 bolsas de pesquisa.
O valor mensal do benefício é de US$ 2,1 mil. "O objetivo é apoiar um estágio pós-doutoral de prazo mais longo que os cinco meses oferecidos nas bolsas de pesquisa no exterior, criando melhores condições para que o bolsista tenha condições de oferecer novas idéias e novas linhas nas áreas de pesquisa", disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da FAPESP.
Benefícios — A partir desta chamada, o Programa Novas Fronteiras passa também a incluir benefícios adicionais quando o bolsista for acompanhado de familiares. Entre os auxílios a mais estão a concessão de uma passagem aérea para o cônjuge ou dependente e seguro-saúde no valor de US$ 50 por mês para até quatro dependentes. 
O processo para análise, qualificação e aprovação das propostas recebidas será realizado por assessores designados pela diretoria científica da fundação. As propostas serão pré-qualificadas e analisadas em processo competitivo. Nessa etapa, serão avaliados o mérito e a pertinência da proposta, a excelência acadêmica do candidato e o interesse da instituição que receberá o pesquisador.
Assessoria de Imprensa da FAPESP