Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Pesquisa: FAPESP abre chamada para pesquisadores em materiais avançados

Publicado em 28 junho 2006

Agência FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) abriu seleção pública de propostas para projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em cooperação com outras instituições participantes da Colaboração Interamericana em Materiais (Ciam).
O Ciam é uma colaboração interamericana que tem por objetivo principal o apoio à pesquisa em cooperação na área de ciência e engenharia de materiais.
As propostas devem enfatizar os materiais avançados, definidos como aqueles para os quais exista um desafio científico ou tecnológico a ser vencido ou para os quais exista interesse estratégico no domínio de sua produção e para aplicações e aperfeiçoamento de técnicas para processamento ou manufatura. Os participantes devem ser pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa públicas ou privadas do Estado de São Paulo, que sejam responsáveis por Auxílios a Pesquisa, Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou Centros de Pesquisa Inovação ou Difusão (Cepids) da FAPESP.
Cada projeto deverá ter a duração de até 36 meses e cada missão não poderá exceder 90 dias. As missões de estudantes não poderão durar menos que 30 dias. A data-limite para submissão de propostas é 2 de setembro.
A FAPESP apoiará com recursos equivalentes a até US$ 8 mil anuais, por até três anos, destinados necessariamente a despesas de mobilidade dos pesquisadores paulistas (passagens, diárias e seguro-viagem) para os países das instituições executoras estrangeiras. Despesas de deslocamento de pesquisadores estrangeiros deverão ser financiadas pelos organismos financiadores correspondentes.
Texto completo da chamada (pdf): www.fapesp.br/chamadas/ciam.pdf
Mais informações:

www.fapesp.br/ciam