Notícia

SBA - Sistema Brasileiro do Agronegócio

Pesquisa Embrapa visa utilizar drones para contagem de gado

Publicado em 29 março 2019

Acaba de ser aprovada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) uma pesquisa coordenada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para detectar e contar o gado utilizando vants ou drones, a iniciativa é liderada pelo pesquisador da Embrapa Informática Agrupecuária de São Paulo, Jayme Garcia Arnal Barbedo. O projeto tem validade de dois anos, com início em fevereiro deste ano.

Segundo o orgão, monitorar o gado é fundamental na logísticas das fazendas pecuárias, no entando, nas algumas que optam pela pecuária extensiva, nesse caso o aparato tecnológico precisa ser mais avançado. As imagens de satélite não apresentam resolução espacial necessária para mapear os animais individualmente, as nuvens atrapalham o monitoramento.

O líder da pesquisa afirma que o levantamento aéreo é uma possível solução. Ele reitera que já existem iniciativas sendo executadas em propriedades, mas os mesmos apresentam desvantagens, como por exemplo os níveis de ruído, riscos de acidentes e alto custo de operação.