Notícia

Envolverde

Pesquisa em literatura tem grupo no IEA

Publicado em 01 julho 2010

Por Redação da Agência Fapesp

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) acaba de formalizar o Grupo de Pesquisa de Literatura e Cultura. Coordenado por Alfredo Bosi, professor titular aposentado de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o grupo se reunia informalmente há cinco anos.

Segundo o IEA, com a formalização o grupo dará continuidade à linha proposta desde 2005 com estudos de textos literários mais significativos, independente de época e nacionalidade.

O grupo - que conta com a participação de 15 professores da FFLCH - dedica-se especialmente ao estudo de algumas das principais vertentes de estética e da crítica literária e cultural, com destaque para o historicismo, a hermenêutica, a fenomenologia, a teoria crítica e os estudos culturais, além da análise e interpretação textual.

Bosi é membro da Academia Brasileira de Letras e editor da revista Estudos Avançados, publicada pelo IEA com apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa - Publicações.

Mais informações: http://www.iea.usp.br

(Envolverde/Agência Fapesp)