Boletim da evolução da pandemia de Coronavírus no Brasil e nos 25 países mais afetados. Atualizado todos os dias às 20hs, junto com os dados do dia anterior, para efeito comparativo.
Uma pesquisa online feita com mais de 120 mil pessoas de 53 países mostrou que o brasileiro é o mais insatisfeito com a resposta do seu governo à pandemia de Covid-19. Apenas 34% dos entrevistados brasileiros acreditam que o governo respondeu “bem” no combate ao novo coronavírus. Os chilenos também se mostram bastante críticos: 39% acham que o governo não fez o suficiente. Os mais satisfeitos estão na China, com 95% de aprovação.
Michael Ryan, diretor-executivo da OMS (Organização Mundial da Saúde), afirmou nesta quarta (17) que epidemia ainda é muito severa no Brasil, mas há sinais de que ela está se estabilizando. Segundo ele, no entanto, “este é o momento de redobrar a cautela, pois já vimos em outros países que uma estabilização pode rapidamente se transformar em um aumento”. Ryan afirmou que o país precisa reforçar as medidas de distanciamento físico e higiene e garantir que as comunidades mais carentes recebam apoio para segui-las.
Pesquisadores da empresa paulista Nanox, apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), desenvolveram um tecido com micropartículas de prata na superfície que demonstrou ser capaz de inativar o coronavírus SARS-CoV-2. Em testes de laboratório, o material foi capaz de eliminar 99,9% da quantidade do vírus após dois minutos de contato.
Visão diária dos principais indicadores da pandemia pelo mundo:
Os três países com as maiores taxas de letalidade (relação entre casos confirmados e mortes) são Bélgica com 16,1% (para cada 1.000 infectados, 161 vão a óbito), França (15,2%) e Itália (14,5%).
Nas últimas 24 horas, os três países com o maior número de novos casos são Chile (36.179 novos casos), Brasil (32.188) e Estados Unidos (23.435); os três países com as maiores taxas de crescimento percentual de casos em relação ao dia anterior são Chile (19,6%), África do Sul (9,4%) e Bangladesh (4,2%).
Nas últimas 24 horas, os três países com o maior número de mortes são Índia (2.003 mortes no dia), Brasil (1.269) e Estados Unidos (850); os três países com as maiores taxas de crescimento percentual de mortes em relação ao dia anterior são Índia (20,2%), Chile (6,9%) e África do Sul (6,8%).
No acumulado da semana (últimos 7 dias), os três países com as maiores taxas de crescimento de casos confirmados são Chile (48,6%), África do Sul (45,1%) e Paquistão (36,1%); os três países com as maiores taxas de crescimento de mortes são Índia (53,7%), Chile (46,1%) e África do Sul (38,3%).
Os dados foram publicados pela Johns Hopkins University e Worldmeter.