Notícia

Esteta

Pesquisa desenvolvida na Unesp é destaque no Agronomy Journal

Publicado em 17 março 2015

O artigo "Irrigation and Intercropping with Macadamia Increase Initial Arabica Coffee Yield and Profitability", parte da tese de doutorado de Marcos José Pedoná, desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação Agricultura da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, com apoio da Fapesp, foi publicado no último número da revista Agronomy Journal, da American Society of Agronomy, considerada uma das mais renomadas publicações da área agrícola no mundo.

O Agronomy Journal publicou com mais ênfase os resultados relativos aos aspectos fitotécnicos da cultura do café arábica, que representam apenas uma parte da pesquisa de Pedoná. O trabalho, no entanto, envolveu dois experimentos no campo, que incluíram também consorciação de café arábica com diversas cultivares de macadâmia.

Além disso, a revista destacou na sua página online e na capa do último número, fotos do experimento. “Foi o único dentre cerca de 40 artigos publicados no atual número a figurar na capa”, conta o professor Rogério Peres Soratto, orientador do trabalho. “Isso também indica um reconhecimento”.

A pesquisa também compreende um estudo econômico detalhado, que contou com a colaboração da professora Maura Esperancini, do Departamento de Economia, Sociologia e Tecnologia da FCA, no qual foram calculados índices de eficiência de uso da área, bem como indicadores de avaliação da viabilidade econômica dos tratamentos, considerando três diferentes cenários de preços do café. Este estudo com enfoque mais econômico foi publicado na revista Pesquisa Agropecuária Brasileira, número 1 de 2015.

Toda a pesquisa foi conduzida em propriedade particular no município de Dois Córregos-SP, por meio de uma parceria entre a FCA/Unesp e a APTA. Pedoná é pesquisador científico da APTA Polo Regional Centro-Oeste, em Bauru.

Confira a edição on line do Agronomy Journal aqui.

Portal Unesp