Notícia

Catraca Livre

Pesquisa descobre cheiro de chocolate em semente de jaca torrada

Publicado em 31 maio 2017

Tão bom quanto comer um chocolate é sentir aquele cheirinho doce que ele deixa no ambiente. Mas, se depender de um grupo de pesquisadores da Fapesp, a partir de agora, esse aroma pode não ser exatamente do que imaginamos.

É que eles enfiaram o nariz na jaca e descobriram que, ao tostar as sementes da fruta, elas exalam um cheiro muito semelhante ao do chocolate.

A descoberta aconteceu acidentalmente, durante um experimento de uma estudante de Nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que tostou as sementes da jaca para obter farinha, que seria usada na fabricação de bolos, biscoitos e pães.

Após alguns testes para identificar a relação do aroma com as diferentes variedades de jaca, verificou-se que as sementes das frutas maiores e duras, de polpa firme, apresentam cheiro de chocolate mais intenso.

A substituição do cacau pela semente de jaca pode baratear a fabricação de produtos que, embora não tenham sabor, possuem cheiro de chocolate. É o caso de cosméticos e bebidas como o cappuccino.

Vale lembrar que o Brasil é o maior produtor de jaca das Américas e que, atualmente, apenas 30% do peso da fruta é aproveitado.

Por QSocial