Unaerp

Pesquisa de docente da Unaerp identifica presença de bactérias multirresistentes fora do ambiente hospitalar

Publicado em 21 agosto 2019

Estudo recente sobre a existência de superbactérias fora do ambiente hospitalar, publicado no “Journal of Global Antimicrobial Resistance”, tem como um de seus realizadores o professor André Pitondo da Silva, docente da Unaerp. A pesquisa foi financiada pela Fapesp e analisou o perfil molecular de bactérias da espécie Klebsiella pneumoniae, um dos microrganismos que mais causa infecções hospitalares e têm desenvolvido maior resistência aos antibióticos nos últimos anos.

Foram analisadas 48 amostras de urina, de pessoas na região de Ribeirão Preto, com infecção urinária, e que não estavam internadas. Nessa pesquisa, os cientistas observaram que 29 continham bactérias multirresistentes. O estudo consiste em uma grande descoberta, já que, até hoje, a Klebsiella pneumoniae só havia sido encontrada dentro de hospitais.

De acordo com o professor André Pitondo da Silva, a descoberta configura um alerta. “Suspeitamos que esses pacientes adquiriram essas bactérias dentro do hospital, mas não podemos afirmar, pois não temos informações a respeito. Mas o que estou frisando é que as pessoas não devem ficar preocupadas. Isso não é uma epidemia. Não há o risco de elas se contaminarem, ou passarem essa bactéria de uma pessoa para outra. Embora elas sejam multirresistentes, ainda existem antibióticos que podem combatê-las”, explica.

Intitulado “Molecular characterisation of multidrug-resistant Klebsiella pneumoniae belonging to CC258 isolated from outpatients with urinary tract infection in Brazil”, o artigo foi desenvolvido por João Pedro Rueda Furlan, Paola Aparecida Alves Azevedo, Guilherme Bartolomeu Gonçalves, Carolina Nogueira Gomes, Rafael da Silva Goulart, Eliana Guedes Stehling e André Pitondo da Silva e pode ser lido em https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2213716519300323?via%3Dihub.

Confira mais informações sobre a estudo realizado na íntegra: http://agencia.fapesp.br/bacterias-multirresistentes-sao-identificadas-fora-do-ambiente-hospitalar/31262/.

Folha de S. Paulo O Globo online Folha.com Portal R7 G1 G1 Portal R7 Meridional FM Extra (Rio de Janeiro, RJ) Panorama Farmacêutico Portal da Enfermagem NewsLab online Outras Palavras Planeta online Jornal da Ciência online Abradilan - Associação Brasileira dos Distribuidores de Laboratórios Nacionais W Rádio Brasil O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online O Estado (MS) online Yahoo! Rádio Blog Peão EPTV O Verídico Portal do Governo do Estado de São Paulo Notivagos Perfil News Silvani Notícias (G1 Notícias) O Nortão online Portal G1 News LabNetwork Espaço Ecológico no Ar Medicina S/A Mais Expressão Investe São Paulo Top Mídia News O Nortão online Artemísio da Costa Encart Notícias Bahia No Ar J Bastos Repórter Saúde é Vital online Parnaíba 24 Horas Diário FM Mega FM 92,3 Blog do Seridó Blog Suébster Neri Notícias Legais Clikado Clube Médico APM- Associação Paulista de Medicina ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética Atemporal Cassilândia Notícias Ata News Saran Noticias e Variedades BBC Brasil Época online Só Fatos Jornal Tijucas Tudonoticia.org Rádio Blog Peão Portal G1 News Notivagos Silvani Notícias (G1 Notícias) Ultradicas Notícias Legais Correio do Pantanal Anoticia.org Notícia Plus Cultura FM 87,9 Galileu online Blog IAG Saúde Imprensa Pública MT HOJE Ideal MT Jornal Ação Popular Federação da Saúde Metropóles Portal T5 Mais Pederneiras Portal Gilda Bonfim Portal Brasileira Vito D´Luck Portal 300 Graus Correio da Paraíba - João Pessoa Safenation