Notícia

Cruzeiro do Sul online

Pesquisa de bibliotecário da Unesp é premiada

Publicado em 06 junho 2007

João de Melo Maricato, Bibliotecário do Campus Experimental de Sorocaba Com o trabalho intitulado "A área de plasma no Brasil e o impacto do portal de periódicos da Capes em seu desenvolvimento: O estudo cienciométrico a partir dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPQ", o bibliotecário do câmpus Sorocaba da Unesp, João de Melo Maricato foi premiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesquisa de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação.

O levantamento demandou três meses de pesquisa e nele João Maricato identificou que, no período de 1995 a 2005, praticamente todos os estados brasileiros aumentaram substancialmente o número de artigos publicados sobre o tema. Entre 2001 e 2005 houve um crescimento de 54% da produção acadêmica. "O aumento de produtividade extraordinário ocorreu a partir do ano 2000, data de implantação do Portal de Periódicos", disse o pesquisador.

Em sua origem, o Portal de Periódicos da Capes contou com o trabalho realizado pelo Programa Biblioteca Eletrônica (ProBE), da Fapesp, desde 1995. João Maricato teve acesso ao levantamento de 40 grupos de pesquisas de universidades públicas e privadas de nove Estados de quatro regiões do país. A pesquisa é voltada aos cursos de engenharia de produção.

Além do representante de Sorocaba, foram contemplados na primeira edição do Prêmio Portal de Periódicos, Gláucio Ary Dillon Soares (categoria pesquisador-docente), Noboru Jo Sakabe (categoria estudante de doutorado), e Luiz Cláudio Gomes Maia (categoria estudante de mestrado). Cada um recebeu R$ 3 mil durante solenidade realizada em Brasília.