Notícia

Jornal da USP online

Pesquisa da USP na área de sociologia recebe prêmio internacional

Publicado em 10 setembro 2020

Estudo de doutorando da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas premiado pela Sociedade Americana de Sociologia aborda matrizes clássicas da sociologia da religião

O doutorando Romulo Lelis Lima, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, recebeu em agosto o prêmio da Seção de História da Sociologia da American Sociological Association (ASA) pela pesquisa que trata sobre o desenvolvimento teórico de uma das matrizes clássicas da sociologia da religião, elaborada por Émile Durkheim, Henri Hubert e Marcel Mauss na França.

O reconhecimento veio com o artigo The Great Transformation: The Durkheimian Sociology of Religion from Emile Durkheim to Henri Hubert. “O artigo premiado é baseado nessa pesquisa em andamento: nele, eu condenso o argumento central da minha futura tese, ilustrando a mudança ocorrida na sociologia durkheimiana da religião na virada do século 19 para o 20”, disse Lima à Agência Fapesp.

O trabalho apresentado examina o primeiro artigo de Durkheim sobre religião, em que ela é discutida pelo sociólogo como uma fonte de disciplina moral na sociedade. O doutorando mostra como os escritos de Hubert no início do século 20 sobre religião como um “drama sagrado” influenciaram o pensamento posterior de Durkheim sobre o assunto.

O pós-graduando recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp) para a pesquisa A colaboração entre Durkheim e Mauss: a escola durkheimiana e o programa de pesquisa em sociologie religieuse, com orientação do professor Fernando Antonio Pinheiro Filho, da FFLCH.

Sobre a American Sociological Association

Fundada em 1905 com a denominação de Sociedade Americana de Sociologia, a ASA é uma organização sem fins lucrativos dedicada a desenvolver a sociologia como disciplina e como profissão. A associação é subdividida em subseções temáticas que abarcam quase todas as subáreas de pesquisa em sociologia.

Mais informações em: http://sociologia.fflch.usp.br/node/220.

Agência Fapesp