Notícia

Observatório do 3° Setor

Pesquisa da Unicamp mostra o papel do exercício físico contra o envelhecimento (1 notícias)

Publicado em 14 de novembro de 2024

Nesta quinta-feira (14), o programa Brasil ODS falou sobre o estudo da Unicamp que demonstrou o papel da musculação e dos exercícios aeróbicos no combate ao envelhecimento precoce.

O Brasil ODS da última quinta-feira (14) falou sobre o envelhecimento precoce . A conversa, guiada pelo jornalista Franklin Valverde, abordou um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da FAPESP, que mostrou o papel do exercício físico em reverter fatores de envelhecimento precoce e disfunção metabólica em pessoas obesas.

Esta edição contou com a participação da Claudia Cavaglieri, coordenadora do Laboratório de Fisiologia do Exercício (Fisex) da Faculdade de Educação Física da Unicamp, que atuou na coordenação do estudo abordado no programa. O estudo da Unicamp pontuou que, apenas com o treinamento de musculação e atividade aeróbica, é possível reduzir a circunferência abdominal, aumentar a massa magra, reverter o processo de envelhecimento precoce das células imunes e das alterações no metabolismo lipídico.

“É sempre muito importante a gente incluir uma vida ativa e cuidar da dieta. Esses são os dois principais fatores de risco de doença crônica não transmissível que acometem a maioria da população quando ela vai chegando na meia-idade”, destacou a pesquisadora.

Além disso, Claudia ressaltou que essas doenças estão se antecipando na vida das pessoas mais jovens, por conta da vida sedentária e de uma dieta ruim.

O geriatra e médico da Estratégia Saúde da Família do Cejam (Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”) , Fabiano Latrilha, foi o outro participante do programa. Ele afirmou que a perda de massa muscular começa a ocorrer entre os 30 e 40 anos, alertando que esse declínio pode causar diversos problemas.

“Essa perda muscular causa vários problemas. Não só o aumento dos riscos de quedas e da fraqueza, mas também da diminuição da imunidade”, afirma Latrilha. O doutor também conta que a diminuição da massa magra, junto ao acúmulo de gordura, gera uma resposta negativa no corpo e pode causar uma série de problemas cardiovasculares.

Além da Claudia Cavaglieri e do Fabiano Latrilha, o Brasil ODS contou com a participação da colunista Gabriela Chabbouh, especialista nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) . Segundo Gabriela, a pesquisa da Unicamp colabora com o ODS 3 (Saúde e bem-estar) que visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual. A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7).

Compartilhar