Notícia

Guarulhosweb

Pesquisa da UNG se destaca em publicação internacional

Publicado em 07 maio 2012

Por Ronaldo Paschoalino

Um artigo publicado por pesquisadores do programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Guarulhos (UNG) no Journal of Clinical Periodontology está entre os mais citados e acessados do referido periódico que é o de maior impacto científico na área odontológica. "Realizamos tratamento em 30 pacientes durantes três meses originando assim o estudo que virou tese de doutorado e, posteriormente, o artigo que foi publicado. O interessante é que publicamos em 2010 e só agora começou a ganhar notoriedade", disse a coordenadora do programa de pós-graduação em odontologia da Universidade Guarulhos, Magda Feres.

O artigo apresenta os resultados de um estudo realizado com apoio da FAPESP, que indicou que o tratamento convencional de infecções bacterianas que afetam as gengivas e os demais tecidos que circundam os dentes (periodontites) pode ser significativamente melhorado por meio do uso concomitante dos antibióticos metronizadol e amoxicilina. "O estudo foi feito através de pacientes que apresentaram um quadro clínico de periodontite agressiva, que é uma doença rara. "Agora é esperar que os consultórios comecem a aderir o método de tratamento apresentado por nós", comentou a coordenadora explicando que os consultórios demoram a adotar os novos métodos de tratamento caso a doença específica não tem uma taxa de mortalidade alta entre seus pacientes.

A coordenadora da pesquisa, que teve como supervisor o professor Marcelo de Faveri, revelou a reportagem do Guarulhos HOJE que uma continuação da pesquisa será publicada no Journal of Clinical Periodontology nos próximos meses e mostrará os resultados obtidos pelos dentistas após 1 ano de acompanhamento médico dos 30 pacientes. "Muitas pessoas que sofrem dessa doença estão entrando em contato com a universidade para saber mais do tratamento. Isso é muito gratificante para nós", comemorou a coordenadora.

Outra boa notícia aos pacientes que sofrem de periodontite é que a UnG vai começar novo tratamento e está selecionando pacientes. Todos os escolhidos terão o tratamento totalmente gratuito. Para mais informações, a coordenadora do programa de pós-graduação da universidade Magda Feres,pede que os interessados entrem em contato pelo telefone 2464-1674.