Notícia

Oeste Notícias

Pesquisa da Medicina é aprovada pela Fapesp

Publicado em 05 março 2010

As alunas do 11º termo da Faculdade de Medicina da Unoeste, Charlene Troiani e Giovanna Colnago Antunes de Carvalho tiveram o projeto Soroepidemiologia da Toxocaríase e Toxoplasmose em um Acampamento de Sem Terras no Pontal do Paranapanema, SP aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A pesquisa, que teve a orientação do professor doutor Luis Euribel Prestes Carneiro, teve a liberação de bolsa de Iniciação Científica por 12 meses.

De acordo com o professor, o estudo se propõe a realizar uma abordagem soroepidemiológica de importantes zoonoses como a toxocaríase, transmitida pelo cão e a toxoplasmose, transmitida pelo gato. O estudo foi realizado em 194 indivíduos do acampamento rural Dona Carmem, formado há três anos e localizado em Mirante do Paranapanema, explica. O projeto vem sendo desenvolvido há 18 meses e os resultados parciais já foram apresentados em três congressos nacionais e regionais.

Sobre os resultados finais, estão sendo totalizados e resultarão em dois artigos que serão submetidos a periódicos internacionais. É importante que as pessoas infectadas sejam identificadas e tratadas, pois é necessário que haja um trabalho de esclarecimento sobre essas zoonoses para diminuir o risco de transmissão e possibilitar meios para sua prevenção, salienta a acadêmica Charlene Troiani.

A pesquisa conta com a parceria do Laboratório de Análises Clínicas Bioclínico de Teodoro Sampaio-SP, do Laboratório de Imunologia Clínica da Unoeste, da Soroepidemiologia e Imunobiologia do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Departamento de Oftalmologia do Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente-SP. Sobre a importância da pesquisa para a instituição e para sua vida profissional, Charlene afirma: Uma Universidade que desenvolve pesquisas melhora a qualidade de seu ensino e se projeta na sociedade e na comunidade científica. A aprovação pela Fapesp mostra o resultado significativo na área e a qualidade dos estudos desenvolvidos pela Unoeste, completa.