Começa hoje a coleta de dados para diagnosticar os acidentes de trabalho na cidade referente à pesquisa ""Diagnóstico e Controle de Acidentes do Trabalho em Piracicaba" lançada no último dia 30 de abril pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Saúde. Os coordenadores da pesquisa estarão reunidos com os entrevistadores, amanhã, a partir das 9 horas, no departamento de Saúde do Trabalhador, na rua do Trabalho, 634, Vila Independência. As primeiras entrevistas começam nesta quarta-feira em diversos setores e quadras da região central da cidade, previamente sorteados pela coordenação da pesquisa. A coleta de dados, por meio de preenchimento de questionário, vai ser feita em visita domiciliar. Neste primeiro momento serão visitados 106 domicílios. Os entrevistadores, que passaram por treinamentos e simulações, estarão devidamente uniformizados e identificados.
A pesquisa reúne como parceiros a Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu, Prefeitura de Piracicaba e Subdelegada Regional do Trabalho e será coordenada pelo doutor em Saúde coletiva Ricardo Cordeiro.
A Fundação de Amparo ã Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) é a mantenedora do projeto.
O trabalho de pesquisa ira abranger trabalhadores formais e informais e será dividido em duas fases realizados durante 24 meses, durante este período serão entrevistadas cerca de 16 mil pessoas. Esta primeira fase, com duração de seis meses já em andamento prevê a realização em torno de 6 mil entrevistas domiciliares.
Na segunda fase. com duração de IS meses, serão realizadas ou trás 10 mil entrevistas, e posteriormente, análises preliminares, produção de artigos de divulgação científica, conclusão da pesquisa com enfoque principal para a adoção de políticas necessárias ao controle e prevenção dos Acidentes de Trabalho em Piracicaba.
Notícia
Jornal de Piracicaba