Notícia

FerSoft

Pesquisa brasileira detecta coronavírus com enzima de vaga-lumes

Publicado em 19 julho 2021

Por Paulo Carmino

Nesta Showmetech TRIO, falamos sobre a pesquisa brasileira envolvendo enzima de vaga-lumes, a ponte impressa em 3D e o deepfake de voz de Anthony Bourdain

Olá, fãs de tecnologia! Hoje, trazemos mais um Showmetech TRIO em texto, nossa seleção das três últimas grandes notícias do mundo tecnológico, resumidas para você todas as segundas-feiras.

Nesta semana, falaremos sobre a pesquisa inovadora da Universidade de São Carlos, campus Sorocaba, que utiliza enzimas de vaga-lumes para detectar anticorpos contra o novo coronavírus através de bioluminescência, utilizando espécie local do inseto. Também falaremos sobre a ponte de aço, totalmente impressa em 3D, que foi instalada em um dos canais de Amsterdam, nos Países Baixos, inaugurada pela própria rainha neerlandesa. Além disso, Anthony Bourdain, chef de cozinha, escritor e apresentador de TV ganhou documentário onde sua voz foi recriada através de deepfakes, gerando grandes discussões éticas acerca do uso da tecnologia.

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos, ou Ufscar, desenvolveram um método inovador que pode até mesmo detectar anticorpos contra o novo coronavírus em amostras. O método envolve o uso da enzima luciferase, presente em vaga-lumes nativos do Brasil, em Sorocaba, onde o campus da universidade se encontra.

A luciferase, resumidamente, é responsável pelas reações que transformam energia química em energia luminosa, gerando a luz dos vaga-lumes. O inseto específico utilizado, de nome científico Amydetes vivianii, tem seu nome em homenagem a Vadim Viviani, professor da Ufscar que descobriu a espécie. Ele mesmo conta que pegaram a luciferase do vaga-lume em questão e a juntaram a uma proteína que se liga aos anticorpos via engenharia genética. As proteínas do Sars-Cov-2, causador da COVID-19, podem ser detectadas desta maneira, através do brilho emitido a partir do contato com os anticorpos.

O pedido de patente para o novo método bioluminescente de detecção do novo coronavírus já foi feito, mas pesquisas ainda estão sendo feitas em relação à tecnologia. É preciso saber, por exemplo, se os anticorpos das amostras de saliva e nariz são suficientes para gerar a bioluminescência e permitir o uso em testes rápidos. O trabalho, desenvolvido no Laboratório de Bioquímica e Tecnologias Bioluminescentes da Ufscar, teve a colaboração de Paulo Lee Ho, do Instituto Butantan.

“Para levar adiante essa segunda fase da pesquisa já estamos em tratativas com o pesquisador Heidge Fukumasu, da USP. Outra perspectiva será o emprego de nanotecnologia para desenvolvimento de imunoensaios em colaboração com o grupo de pesquisa da professora Iseli Nantes, da Universidade Federal do ABC [UFABC].”

Vadim Viviani, biólogo, professor e pesquisador da Universidade de São Carlos

O professor Viviani comenta que este é um exemplo de como pequenas espécies podem contribuir muito com nossa sociedade, e como a destruição da biodiversidade das florestas brasileiras pode impactar na ciência e nas vidas de todos.

Uma ponte para pedestres feita de aço e impressa em 3D, foi criada pela empresa neerlandesa MX3D, e inaugurada no último dia 15 de julho em Amsterdam, com a presença da rainha Máxima, dos Países Baixos. A empresa colaborou com o Imperial College de Londres e o Instituto Alan Turing, também do Reino Unido. O projeto da ponte teve início em 2015, envolvendo muitos testes até chegar no estado atual. Quatro robôs construíram a ponte em seis meses, derretendo o aço (com temperaturas de 1.500°C) e usando o material para imprimir as camadas da ponte. Também foi um robô que fez a inauguração oficial, cortando a fita simbólica numa homenagem bem apropriada.

Além de servir para os pedestres, a ponte também vai ajudar muito os cientistas e pesquisadores. Munida de sensores e com a ajuda de uma réplica virtual, a ponte envia dados que vão ajudar a entender como estruturas impressas em 3D se comportam com o uso diário e em vários climas. Isso deve ajudar em projetos futuros. A ponte ficará sobre o canal Oudezijds Achterburgwal, em Amsterdam, por dois anos, enquanto a antiga ponte que ocupava o local passa por reformas.

No último dia 16 de julho, um documentário sobre o chef de cozinha, escritor e apresentador de TV Anthony Bourdain foi lançado. Chamado Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain (em tradução livre, “Corredor: Um filme sobre Anthony Bourdain”), o filme foca na influência que o chef teve sobre as pessoas e o impacto que sua morte causou, em 2018, por suicídio. O inusitado é que a voz de Bourdain foi recriada por inteligência artificial, no método conhecido como deepfake, para o documentário.

A utilização de deepfakes, seja de voz ou de rostos, não é novidade na mídia, mas a ética de seu uso é bastante discutida. O fato de Bourdain não ter a oportunidade de concordar com a recriação de sua voz e o fato de que o diretor do documentário, Morgan Neville, não avisa a audiência sobre quais falas são feitas por deepfake, incomodaram os fãs. Em casos anteriores, os espectadores tinham alguma dica visual ou algo do tipo para indicar a criação artificial de rostos ou vozes.

Neville afirma que não houveram protestos contra o uso da tecnologia por parte da família e entes queridos de Bourdain, além do fato de que todas as falas recriadas vêm de e-mails e outros escritos do chef. A viúva do chef, no entanto, Ottavia Bourdain, afirmou que nunca disse que Bourdain aprovaria o uso de sua voz sendo recriada; ela mesma apenas não se mostrou avessa ao uso, mas não sabia que isso bastaria para que o diretor utilizasse o recurso.

As discussões sobre o uso de deepfakes têm crescido por conta do documentário, e o diretor afirma que a tecnologia incomoda mais por conta de sua novidade do que pelas questões éticas – ele comparou o uso da tecnologia às leituras de poemas de combatentes em documentários sobre a Guerra de Secessão Americana, por exemplo, caso em que ninguém protesta quando da atuação de terceiros em relação às palavras de outras pessoas. Como a aceitação deste uso da tecnologia irá progredir, só o futuro dirá.

E esse foi o Showmetech TRIO desta semana! Continue visitando o site para mais notícias do mundo da tecnologia, incluindo outros posts falando sobre o uso de deepfakes.

Fontes: Veja Saúde | Fapesp | Tech Crunch | The New Yorker | Interesting Engineering | Imperial College London

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Yahoo! CBN São Carlos Estadão.com UOL Portal R7 O Estado (CE) online Olhar Digital Olhar Digital Olhar Digital (Finlândia) Blog 3 Poderes TV & VC? Sanar Med Tribuna Paulista TV Brusque O Melhor da Cidade TaubatéOn Lucas em foco Cassilândia Notícias Em Tempo Notícias Revista Saber é Saúde Sou Catarinense Rádio Montense FM 102,9 Política No Ar - MT Guia do GCFTV LauroCITY Garanhuns Notícias Jundiaí Online CBN Araraquara 95,7 FM Aroged (Índia) A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online TV Minas RM Notícias Rádio Uau Portal N7 Mágica Mistura Ler News NewsWep Notícias do Mundo Lance Goiás Yahoo! Vida e Estilo EarnGurus Canal Farma - Tech4Health Dentistas na Net Blog da Química Verde Head Topics (Brasil) Bahia e Região Saiba de Tudo Ambientalmente Relata Bahia MSN (Portugal) NetCost & Security (França) MaisAM Metropolitana MS LabNetwork Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Rádio Continental FM 96.1 Cabreúva Online Acre ao Vivo Tech Break NewsLab online Farmacêutico Márcio Antoniassi Mercado.ETC Jornal do Iririú - Jornal dos Bairros de Joinville online O Hoje (Goiânia, GO) online O Sul online Showmetech Terra The World News (Ucrânia/Brasil) Brasil 247 A Semana (Caieiras, SP) GP1 MSN (Brasil) Jornais Virtuais Canaltech Yahoo! Finanças Free Game Guide Techdoxx Encontre Barra Funda InfoTec Computadores Somag News Um Só Planeta Belém online Head Topics (Brasil) Veja Saúde online Beth Biologia Noticias RTV (Espanha) Diário do Pará online Plurale online Revista Amazônia Portal Neo Mondo Noticias de Contagem online Piauí Noticias Agora ES online São Bento em Foco Portal Afunilados Verguia Pplware (Portugal) Portal do Jota Fleekus (EUA) Gazetaweb (Alagoas) Metropóles 24 Brasil Espaço Ecológico no Ar MSN (Brasil) Conexão Planeta Newsbeezer (Portugal) Brazilian Report Ultrajano Agência de Notícias São Joaquim online Revista Sustinere online Saense Minha Pará de Minas Sem Censura PB Planeta online Canal 100,1 FM LabNetwork Tribuna Feirense Saber Atualizado Diario de Ciencias Aplicadas (Argentina) 2A+ Farma Tecmundo Olhar Digital News Founded (Portugal) Portal Água Clara Novo Cantu Notícias Relato News Oeste 360 Pelo Mundo DF Rede Interativa Toni Rodrigues REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Xingu 230 Cidade Notícia Campo Belo em Foco Acontece no RS BF News Capital Diário D4 Notícias Extra News MS Folha de Sabará online Grava News - Jornal de Alfenas Galileu online Quimiweb Meio Norte online (Piauí) MidiaMax Portal da Enfermagem Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Programa InfoSalud (Argentina) Ciência na rua Paraná Imprensa Rede TVTEC