Notícia

Jornal da USP online

Pesquisa avalia eficácia da teleaula no aprendizado esportivo

Publicado em 15 maio 2020

Por Paulo Roberto Pereira Santiago

Segundo Paulo Santiago, as pesquisas em ciência do esporte e ensino a distância devem crescer consideravelmente em 2020

A utilização de ferramentas virtuais e teleinstrução no esporte é o tema da coluna Ciência e Esporte desta semana. O professor Paulo Roberto Santiago fala sobre o projeto de mestrado que seu aluno Abel Gonçalves Chinaglia desenvolve, com coorientação de seu colega neurocientista, o professor Norberto Garcia-Cairasco, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O estudo consiste na medição do chute dado por uma criança antes e depois de assistir a uma videoaula, ensinando a executar o movimento no futebol. Entre as avaliações, Chinaglia deve medir também a atenção da criança. “As crianças ficam muito atentas e ficam muito presas à tela de celular, à tela de computador, então, por que não verificar como é isso para o ensino do gesto motor para o esporte”, diz Santiago.

Ele explica ainda que os níveis de atenção serão detectados pelo monitoramento da atividade cortical (referente ao córtex, área do cérebro) por meio de eletroencefalograma. Para isso, o projeto conta com a coorientação do professor Cairasco. Então, o estudo é uma parceria entre neurociência e esporte.

Essa pesquisa, sobre aprendizagem esportiva por videoaula, é vista pelo professor Santiago como oportuna nesta época de vida com a pandemia da covid-19. E, acredita Santiago, as pesquisas em ciência do esporte e ensino a distância devem crescer consideravelmente em 2020. Como exemplo, cita a startup Sensorial Sports, que é financiada pela Fapesp.

Sobre as perspectivas futuras do projeto de seu aluno, o professor diz que são boas, já que ele começou em julho de 2019, muito antes da pandemia, e recebeu investimento da Capes (bolsa de mestrado). “A demanda e a necessidade desse tipo de pesquisa são extremamente relevantes. Já era e agora passa a ter mais importância.”

Ouvintes podem sugerir temas ou enviar questões para as próximas edições da coluna por e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única indicação é que a sugestão seja relacionada a ciência e esporte. 

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.

Ciência e Esporte
A coluna Ciência e Esporte, com o professor Paulo Santiago, vai ao ar toda sexta-feira às 10h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.