Notícia

Agência de Notícias da Aids

Pesquisa aponta que novo coronavírus pode atuar como o HIV

Publicado em 03 outubro 2020

Uma pesquisa trouxe novas evidências de que o Sars-CoV-2, nome técnico do novo coronavírus, pode ser capaz de infectar e se replicar no interior de linfócitos. A consequência dessa capacidade seria que, ao infectar as células de defesa, essas poderiam morrer e comprometer o sistema imunológico, pelo menos temporariamente. O estudo foi coordenado por por cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e está disponível na plataforma medRxiv. As conclusões desse estudo ainda estão em processo de revisão.

Segundo a pesquisa, o Sars-CoV-2 poderia atuar de forma similar a do vírus causador da aids, o HIV. A semelhança seria que ambos atuam afetando o T CD4, um tipo de linfócito que coordena a resposta imune adaptativa. Essa coordenação acontece pela liberação de moléculas sinalizadoras, também conhecidas como citocinas.

O chefe do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Unicamp, Alessandro Farias, disse à Agência Fapesp que, pelo que os resultados sugerem, o novo coronavírus poderia causar um quadro de imunodeficiência aguda, não por matar parte dos linfócitos T CD4, mas por prejudicar a função dessas células. Consequentemente, os linfócitos T CD8 (cuja função principal é a eliminação de células infectadas por parasitas intracelulares, nominalmente os vírus) se proliferam menos, assim como os linfócitos B, que produzem anticorpos com menor afinidade e duração. Esses efeitos seriam parecidos aos do HIV, porém de manifestariam de forma aguda.

Na primeira etapa do estudo, células de doadores saudáveis com a SARS-CoV-2 foram acompanhadas por 24 horas com diferentes técnicas. Os pesquisadores se depararam com um aumento da carga viral, que dobrou durante o período. Esse comportamento revela que a célula está se replicando. Ao analisar os pacientes, os pesquisadores verificaram que nos casos com covid-19 severa, os linfócitos T CD4 sinalizavam para o sistema imune frear o combate ao vírus.

Essa reação explicaria, para os pesquisadores, o motivo de muitos pacientes apresentarem alteração na resposta imune adaptativa, exaustão de células T e produção comprometida de anticorpos. No momento, os pesquisadores tentam detalhar mais efeitos causados pela entrada do vírus no linfócito e encontrar formas de intervir no processo, o que poderia ajudar a combater a doença.

Fonte: Correio Braziliense

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com UOL Portal R7 O Estado de S. Paulo Correio Braziliense online Estado de Minas online Portal Exame Painel Notícias Terra MSN O Tempo Jornal Extra de Alagoas online Piauí Noticias Porto Alegre 24 Horas Galileu online Atemporal Super Notícia 91,7 FM Pampulha online O Tempo online Refugo Head Topics (Reino Unido) Portal da Enfermagem Time 24 News (EUA) Jornal da Ciência online Biblioteca FMUSP Bomba Bomba Bem Notícias Giro Marília Grupo Rio Claro SP Hoje ES IG LabNetwork Notícia em Foco MT O Documento online Voz MT O Atual Portal Mato Grosso Portal MT Portal Lapada Lapada Revista Amazônia Portal do Governo do Estado de São Paulo Diário de Pernambuco online ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Metropóles Mariani 24h RP10 Notícias ao Minuto Agenda Capital Portal Mariliense Portal Ribeirão Preto O Sul online Agora RN online Bananal Online Blog Opositor Portal T5 Olhar Digital Radar da Bahia Ternura FM Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Na Hora Online Panorama Farmacêutico Beto Ribeiro Repórter Notícias de Campinas Portal de Aquidauana Saber Atualizado Diário da Amazônia Dom Total Duna Press BandMulti Poder360 Madeirão Diário Online Correio Popular (Campinas, SP) Jornal de Piracicaba Correio Popular (Campinas, SP) online Jornal Joseense News Blog Edenevaldo Alves Fala Petrolina 2A+ Farma Jornal da USP online Mato Grosso Digital O Sul Portal de Notícias Belém online Time 24 News (EUA) Sabe de Nada Jornal Startup Fala aí, PET Farmácia! Time 24 News (EUA) Super Notícia 91,7 FM Pampulha online O Tempo online O Popular (Piracicaba, SP) online Mundo Lusíada Portal Banda B O Roncador Jornal Imprensa Regional