Notícia

SIS Saúde

Pergunte ao pesquisador: O que causa a sensação de dormência nas mãos e nos pés?

Publicado em 13 março 2012

Mayumi Okuyama [via e-mail]

Wilson Marques Junior - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP)

 

Quando uma pessoa cruza a perna ou dorme com o braço sob o corpo, nervos periféricos podem ser comprimidos, afetando  a circulação sanguínea em seu interior. Se a compressão não  for intensa e logo cessar, a circulação se refaz e a sensação de dormência desaparece.

 

Outras lesões podem ter consequências mais graves e duradouras. É o caso da síndrome do túnel do carpo, frequente em trabalhadores manuais. Ela tem origem no estrangulamento de um nervo do punho e, conforme a gravidade, requer tratamento clínico ou cirúrgico.

 

Mas o formigamento nem sempre tem causa mecânica. No alcoolismo, a toxicidade da bebida ou a carência de vitamina B1,  normalmente encontrada em cereais e legumes, pode gerar a dormência. A disfunção se normaliza quando a pessoa para de ingerir bebidas alcoólicas e passa a se alimentar corretamente, antes que a lesão se torne irreversível.

 

Outras doenças também podem gerar o formigamento. No diabético, a neuropatia é provocada por uma disfunção metabólica do nervo e se torna permanente caso a doença não seja controlada. Na hanseníase, a sensação é provocada pela multiplicação do bacilo de Hansen no interior do nervo e pela resposta imunológica do doente. Se não for tratada no início, os danos podem ser irreversíveis.

 

Autor: Redação

Fonte: Pesquisa FAPESP Online