O professor José Fernando Perez, diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), está demissionário do cargo e vai trocar as atividades acadêmicas pelas de empresário. Na semana passada informou sua decisão ao Conselho Superior da Fapesp, que se comprometeu a elaborar a lista tríplice para escolha do sucessor, prevendo-se até o dia 10 de novembro a conclusão do processo. Até lá Perez permanece no cargo.
Fernando Perez é professor de Física Matemática, ciência que dá rigor matemático aos conceitos teóricos da física. Iniciou as atividades no Instituto de Física da USP em 1969 e com outros cientistas ajudou a transformar o Departamento de Física Matemática num pólo de excelência. Assumiu o cargo de diretor-científico na Fapesp em dezembro de 1993, consolidando a imagem da instituição nacional e internacionalmente. No seu período surgiram vários desafios a administrar: a agência estatal recebeu a missão constitucional de financiar não apenas a pesquisa, como também projetos tecnológicos, e os recursos destinados a ela passaram de 0,5% para/% do/CMS.
Quatro grandes programas de inovação tecnológica foram desenvolvidos na sua administração, todos levando em conta a parceria com empresas, que garantem, além da pesquisa, a produção: Parceria para Inovação Tecnológica; Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas; Consórcios Setoriais; mas a menina-dos-olhos do professor Perez são os Cepids (Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão), criados com a tripla missão de pesquisa multidisciplinar, transferência de conhecimento e parceria com empresas. Agora, o professor Perez vai "aprender a pilotar pilotando" no desafio empresarial. Seu objetivo, diz, é estimular a criação de empresas para inovação tecnológica, que possam dar emprego a jovens doutores saídos das universidades.
Notícia
Jornal da USP