Avaliação foi feita por Zakri Abdul Hamid, presidente da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas, IPBES.
É a ameaça que ocorre de forma rápida - e em todos os lugares do planeta -, em um momento de grandes mudanças climáticas globais e de forte pressão para aumentar drasticamente a produção de alimentos a fim de atender ao crescimento da população mundial.
O alerta feito por Zakri Abdul Hamid, (IPBES, na sigla em inglês), na abertura da Reunião Regional da América Latina e Caribe do organismo intergovernamental independente. O IPBES tem por objetivo organizar o conhecimento sobre a biodiversidade no mundo para subsidiar decisões políticas em âmbito mundial.
O evento discute formas de integrar profissionais e instituições de pesquisa da América Latina e do Caribe que atuam na área da biodiversidade, para a produção de diagnósticos regionais que comporão um relatório sobre a biodiversidade em nível global.
Um dos principais desafios que o IPBES terá de enfrentar agora é chamar a atenção do mundo para o problema do declínio da diversidade de espécies de plantas e de animais em todo o planeta, que alguns cientistas chamam de "o sexto grande episódio de extinção na história da Terra".
Segundo dados apresentados por ele, cerca de 75% da diversidade genética de culturas agrícolas foi perdida no último século.
Fonte: Agência FAPESP