Notícia

Horizonte Geográfico online

Perda de biodiversidade ameaça o planeta

Publicado em 12 julho 2013

Por Clara Nobre de Camargo

Nos últimos cem anos, 75% da diversidade genética de culturas agrícolas da Terra foi perdida; apenas 30 tipos de alimentos, principalmente arroz, trigo e milho, são responsáveis por 95% da energia dos alimentos consumidos por nós. Este é apenas um dos dados preocupantes do cenário em que se encontra a biodiversidade do planeta. Alguns cientistas acreditam estarmos passando pelo sexto grande episódio de extinção da história do planeta.

Estas informações foram apresentadas pelo Presidente da Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas (IPBES), Zakri Abdul Hamid, nesta quinta-feira (11), durante a Reunião Regional da América Latina e Caribe na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com ele, a perda de biodiversidade é atualmente a ameaça mais importante à vida e ocorre em todos os lugares do planeta, principalmente devido às mudanças climáticas e à pressão em cima da superprodução de alimentos para atender a demanda da crescente população mundial.

Hamid ressaltou também que 22% das raças de bois se encontram sob risco de extinção. ?A perda de diversidade genética de animais domésticos reflete a falta de visão geral do valor de raças nativas e de sua importância na adaptação às mudanças climáticas globais?, afirmou à Agência Fapesp. Para ele, isso é consequência de incentivos à promoção de raças mais uniformes e da seleção focada de produtos agropecuários.

O pesquisador afirmou, ainda, que o principal desafio do IPBES, após oito anos de negociações internacionais, é alertar o mundo sobre este declínio na diversidade das espécies de plantas e animais que está ocorrendo na Terra.