Notícia

Agência USP de Notícias

Pequeno Cientista

Publicado em 28 novembro 2012

No dia 29 de novembro, a Casa da Ciência, da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, realiza seu 16º Mural com exposição de trabalhos de pesquisa de 12 grupos de alunos da rede básica de ensino. Eles participaram, durante todo o semestre, das atividades do programa Pequeno Cientista, que prevê o desenvolvimento de iniciação científica desses alunos, orientados por pesquisadores do Hemocentro e da USP de Ribeirão Preto.

Informam os organizadores que o Mural permite trocas de informações entre os alunos e a sedimentação dos conceitos aprendidos. E mais, as apresentações serão acompanhadas por convidados especiais, fato que estimula, segundo eles, o envolvimento desses alunos com seus projetos.

Pequeno Cientista e a Casa da Ciência

O programa começou em abril deste ano num desdobramento das atividades de outro programa, o Adote um Cientista, que existe desde 2005, e prevê que os alunos de ensino fundamental e médio desenvolvam um projeto de investigação científica. Eles participam de encontros com seus orientadores, quando trabalham em temas como: Aprendizagem e memória; Genética de populações; Mundo das aranhas; Sementeira no MuLEC, Paleontologia; Biotecnologia; Células-tronco; Bioinformática; Ecologia trófica; Neurociências; Transformações químicas; Modelo biológico. Todos frequentam também as atividades do Adote um Cientista, que este ano contou com 200 alunos participantes.

A Casa da Ciência é um programa do Hemocentro de Ribeirão Preto que desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de apoiar e aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino. Teve início em 2001 como parte educacional do Centro de Terapia Celular (CTC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). É coordenado pela professora Marisa Ramos Barbieri.

Para conferir os trabalhos dos pequenos cientistas, basta comparecer ao Hemocentro de Ribeirão Preto, a partir das 14h30, na Rua Tenente Catão Roxo, 2501.

Mais informações: (16) 2101-9308

Por Da Redação - agenusp@usp.br