Pode conter bactérias perigosas.
Se é fã de saladas prontas, este artigo é para si. Um estudo feito por nutricionistas da Universidade de São Paulo (USP), no Brasil, revela que podem conter bactérias nocivas à saúde. As conclusões foram publicadas na revista Foods.
Leia Também: Três hábitos simples para perder aquela gordura teimosa na barriga
Depois de reverem 33 estudos realizados no Brasil sobre o tema, os autores do estudo identificaram a presença de, pelo menos, três tipos de bactérias nas amostras de salada: Escherichia coli, salmonella spp e listeria monocytogenes, consideradas as três principais responsáveis por infeções alimentares no Brasil. Do total de estudos avaliados, 21 (63,6%) relataram a presença de E. coli, 16 identificaram salmonella (50%), e 10 a L. monocytogenes (33,3%).
“As saladas prontas passam pela etapa de desinfeção na indústria, mas estudos demonstram a possibilidade de falhas que podem colocar em risco a saúde dos consumidores. É preciso um controlo rigoroso para evitar falhas no processo e a ocorrência de contaminação cruzada”, afirma a professora Daniele Maffei, da Escola de Agricultura da US.