Notícia

Educação e Reflexões

Pensar a educação: educação religiosa, indisciplina e violência na escola, gêneros do discurso, ideologia de gênero

Publicado em 03 dezembro 2018

Ruídos e encontros na escola:corpos vibrantes dos jovens e de seus outros – Vanessa de Andrade Lira dos Santos – EXCLUSIVO
São inquietações que me passam em muitos dias, assim que atravesso os portões da escola, às vezes antes disso. A mudança que nos olha não é o que não havia, mas o que agora esgarça os espaços da escola.

Caminhos cruzados – Wojciech Andrzej Kulesza
A convivência pacífica entre religião e educação exige em primeiro lugar que não se privilegie uma ou outra como vias diversas em busca do saber, mas pressupõe também que haja uma diferença essencial entre ambas no modo de percorrer esses caminhos.

Ribeirão das “Trevas” e a desconstrução dos estereótipos em Neves – Vagner Luciano de Andrade

Faz-se necessário, com base em elementos históricos, mencionar e desconstruir o estereótipo de cidade pobre, marginalizada e periférica conforme Neves é popularmente conhecida.

Perspectivas para o novo ministro da educação – Educação em Pauta – Marcus Taborda
Na coluna desta semana, o jornalista da Rádio UFMG Educativa Vinicius Luiz conversou com o professor Marcus Taborda sobre a indicação de Ricardo Velez Rodrigues para o Ministério da Educação.

Violência no ambiente escolar – Pensando Bem – Paulo Henrique Santos Fonseca
Na coluna desta semana o diretor estadual do Sind-UTE/MG, Paulo Henrique Santos Fonseca, fala sobre a violência no ambiente escolar.

ENTREMEMÓRIAS
O dia que levei uma varada – Elaine Teixeira Pereira
Estava na 3ª série e a professora, ao invés de chinelo, usava vara. Deixava o objeto à mostra, o que diminuía a necessidade de usá-lo. A vara servia como instrumento de educação do corpo quando alguém não conseguia ficar no lugar, ou quieto, ou seguir a orientação. Ou tudo isso junto.

LIVRE EXPRESSÃO
Aos que pensam, aos que pensam que pensam e aos que pensam o que os outros pensam – uma alegoria dos discursos – Ivane Laurete Perotti
O mundo inteiro é um palco. E todos os homens e mulheres não passam de meros atores. Eles entram e saem de cena e cada um, no seu tempo, representa diversos papéis.

PESQUISA EDUCACIONAL
Gêneros e sexualidades praticados em currículos dissidentes nos/com os cotidianos escolares – Maria da Conceição Silva Soares, Vanessa Maia Bardosa de Paiva, Leonardo Nolasco-Silva – Revista Teias (UERJ)
O texto trata das atitudes conservadoras que avançam sobre a Educação, desconsiderando a diferença que habita o cotidiano nas/das escolas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Onde as cientistas não têm vez – [Revista] Pesquisa Fapesp
Falta de apoio e ambiente hostil contribuem para baixa adesão de mulheres às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Educação e território são os temas do mais recente projeto cultural da cidade de Jacareí – Bairro Ambiente Educativo
Em sua reta final, o projeto já bateu a marca de 400 alunos atendidos.

AMÉRICA LATINA
Universitarios cubanos recuerdan a estudiantes asesinados en 1871 – Cuba Si – Cuba
Miles de universitarios recordaron en esta capital a ocho jóvenes estudiantes de Medicina que fueron fusilados injustamente por autoridades coloniales españolas en 1871.

PENSAR INDICA
A iniciativa Escolha Transformar é um esforço coletivo para dar visibilidade a experiências inovadoras em educação, disseminar informações e instrumentos de transformação, influenciar políticas públicas e fomentar o engajamento da sociedade nessa causa.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – O Itaú Social, em parceria com a Fundação Carlos Chagas (FCC), abrem o edital “Os Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública” para financiar pesquisas aplicadas que apontem recomendações para a superação dos desafios da etapa de escolarização do 6º ao 9º ano.

João Marcos Veiga – A Ação Educação Democrática, organizada pela ANPEd em parceria com o Movimento Educação Democrática, lança nesta quarta-feira, 28 de novembro, seu site próprio. O objetivo do espaço é estimular instituições de ensino e parceiros diversos a desenvolveram estratégias que respondam à atual conjuntura política brasileira, no sentido de pensar estudos e ações políticas que possam garantir condições para o exercício do direito à educação democrática, pública, gratuita e laica em todos os níveis e graus. Clique aqui para acessar o site Ação Educação Democrática.