Notícia

Universia Brasil

Pensamento e Linguagem é tema da 9ª Jornada Multidisciplinar na UNESP de Bauru

Publicado em 04 dezembro 2007

Foi realizada durante os dias 20, 21 e 22 de novembro, sob a organização do Departamento de Ciências Humanas, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da UNESP de Bauru, a 9ª Jornada Multidisciplinar. Com o tema "Pensamento e Linguagem", o evento teve durante os seus 3 dias mesas-redondas, sessões de comunicação e palestras, que abordaram a proposta em seus vários aspectos.

O docente Jonas Gonçalves Coelho, um dos organizadores do evento juntamente com os professores Maria Antonia Vieira Soares e Maximiliano Martin Vicente, ressalta a característica do evento: "A Jornada permite discutir assuntos mais amplos como a questão do pensamento e linguagem, que não poderiam ser abordados durante as "Semanas" promovidas por cada curso ou mesmo durante as aulas".

O evento contou com a participação professores de outras unidades da Unesp como Lauro Frederico Barbosa, da Unesp de Marília, que discorreu sobre o "Pensamento e Linguagem Segundo a Psicologia Sócio-histórica" na palestra de abertura, explicando que pensamento é sempre um diálogo repleto de signos e que não é possível pensar do mesmo modo em línguas diferentes, uma vez que cada língua carrega consigo suas próprias tradições.

O psicólogo da educação Newton Duarte, da Unesp de Araraquara, discutiu o papel da linguagem na formação humana e defendeu a socialização do conhecimento a favor das pessoas e não do capital. Além dos docentes da UNESP, a Jornada contou também com a participação de professores do Instituto Toledo de Ensino (ITE) Universidade Paulista (Unip), Universidade do Sagrado Coração (USC) e a da USP como o professor doutor em lingüística José Luiz Fiorin, que encerrou o evento com a discussão acerca do dialogismo dando uma das várias definições possíveis: "o discurso é sempre uma resposta a outro discurso, portanto nenhum discurso fala sobre a realidade e está esta embebida de discursos diversos.

Dessa maneira, há sempre uma aproximação à realidade de acordo com os discursos envolvidos e utilizados". Com o total de vinte sessões de comunicação, os temas foram divididos em diversas áreas que garantiram a multidisciplinaridade do evento. Nelas, foram apresentados trabalhos de graduandos e pós-graduandos envolvidos em projetos de pesquisa PIBIC, FAPESP e CNPq.

Mesmo com o término da Jornada, o Departamento de Ciências Humanas estuda o lançamento de dois livros, que deverão trazer discussões sobre o tema do evento "Pensamento e Linguagem" e os resumos dos trabalhos apresentados pelos estudantes.

Fonte: Unesp