Notícia

Portal Barueri

Peneira de Futebol em Barueri

Publicado em 20 junho 2017

Seja qual for a modalidade que as pessoas gostem de praticar, a cidade sempre busca manter a melhor relação possível para com os esportistas da região. No Brasil, existe o esporte em que as pessoas não abrem mão, vocês devem saber, é claro que é o futebol. Para os que moram na cidade, e que tem como sonho em um dia ser jogador de futebol profissional, Barueri sempre está fazendo as famosas Peneiras para crianças e adultos gratuitamente, quem sabe esta não é a sua grande oportunidade. Os atletas aprovados para as peneiras, passarão a integrar as equipes de competição de Barueri, ou até mesmo em outras equipes, sendo aprovados, e estando de acordo com as necessidades dos respectivos treinadores, é claro.

O que é Peneira de Futebol?

Peneira é o nome popular dos testes que os clubes de futebol promovem periodicamente em busca de talentos mirins para suas categorias de base. Dezenas, às vezes centenas de garotos são agrupados em um campo de futebol e distribuídos em diferentes equipes, que jogam umas contra as outras. Funcionários do Grêmio Barueri observam os candidatos a jogador e, ao final de uma série de partidas de curta duração, separam os que eventualmente se destacam por algum motivo, como ser bom de drible ou ter noções de posicionamento em campo. Em geral, a escolha dos meninos depende essencialmente do “olho treinado” dos promotores da peneira para antever futuros craques.

O que é iSports?

Pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), um dos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiados pela FAPESP, criaram um sistema virtual, o iSports, que permite acompanhar e comparar o desempenho e as características dos candidatos a jogador de futebol com o emprego de análises estatísticas.

“O iSports pode ser usado para identificar, de forma mais objetiva, garotos que têm um desempenho acima da média dentro de um grupo e, assim, descobrir talentos para o futebol”, explica um dos criadores da ferramenta virtual, Francisco Louzada Neto, professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) de São Carlos e coordenador de transferência de tecnologia do CeMEAI.

Estratégia z

Criada no fim dos anos 1980 pela equipe do médico Victor Matsudo, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), a Z ganhou o prêmio de melhor trabalho científico apresentado na Olimpíada Cultural de 1992, realizada em Barcelona. A estratégia permite calcular o quão melhor (ou pior) é o desempenho de um indivíduo em uma determinada tarefa ou exercício em relação à média da população de mesmo sexo e idade. Quanto maior o índice Z, melhor é a performance do atleta em relação a seus pares.

Peneira de Futebol em Barueri

Para participar das Peneiras os interessados devem agendar a inscrição pelo telefone 4194-0491. As avaliações acontecem geralmente as quintas-feiras, no Parque Municipal Dom José, em Barueri. Fora as peneiras do parque municipal, ocorrem algumas outras em lugares um pouco destacados, porém, é necessário estar sempre de olho nas informações dos jornais, e anúncios que o site da Prefeitura de Barueri publica, esta é a melhor maneira de você quem sabe atingir seu objetivo que é se tornar um profissional.

https://youtu.be/aaU0dzwYojk