Pesquisa do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), que faz parte do Cepid-Fapesp, apontou que São Paulo, pela primeira vez, possui mais residências verticais do que horizontais. Entenda.
Padrão
Foi observado que a expansão dos imóveis residenciais verticais foi causada, principalmente, pelo crescimento dos imóveis de médio e alto padrão. Os pesquisadores destacam um processo de elitização das tipologias.
Plano diretor
A análise dos dados indica que os Planos Diretores e as Leis de Zoneamento tiveram poucos efeitos sobre as trajetórias do estoque. Exceto pela redução de casas de baixo padrão entre 2014 e 2016.
Pesquisa
A pesquisa explora o tema do estoque residencial formal do município de São Paulo entre 2000 e 2020. Eduardo Marques e Guilherme Minarelli, respectivamente diretor e pesquisador do CEM, são os responsáveis pela análise.
Dados
São utilizados dados fiscais de registro de propriedades imobiliárias da Secretaria da Fazenda Municipal da Prefeitura paulistana para fins de lançamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).
Parque habitacional
Os pesquisadores utilizaram um banco de dados com mais de 62,7 milhões de registros para analisar o estoque residencial. Além disso, a Nota Técnica não considera edificações informais.
Inércia
Os pesquisadores afirmam que o parque habitacional existente na cidade não se movimentou tanto, considerando o grande volume de aspectos do planejamento municipal, incluindo o parque imobiliário.
CEM
Criado em 2000, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp).