Notícia

O Universo da TV

Pela primeira vez no país, FameLab Brasil será exibido pela TV Cultura, com a participação de Felipe Castanhari

Publicado em 11 novembro 2020

Neste domingo (15/11), a TV Cultura transmite, pela primeira vez no país, a edição brasileira de uma das maiores competições de comunicação científica do mundo. Com apresentação de Marcelo Tas, a partir das 15h, o programa especial revela quem será o(a) jovem cientista que vai representar o Brasil no FameLab Internacional, que este ano acontecerá em 26 de novembro, em Londres, de forma remota, com transmissão pelo YouTube.

O evento é realizado pelo British Council em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O programa na TV Cultura conta a história do FameLab no Brasil, destaca a importância da ciência e de como traduzi-la de forma que todos a entendam, além de mostrar como foi a competição deste ano até chegar ao vencedor. Dos 118 jovens pesquisadores inscritos, maioria mulheres e vindos de todas as regiões do Brasil, 30 foram selecionados e participam do programa. Eles receberam um treinamento em comunicação científica da especialista britânica Wendy Sadler e do brasileiro Ronaldo Christofoletti e apresentam, ao vivo por videoconferência, seus trabalhos científicos ou tecnológicos enfatizando qual o impacto e a importância na vida cotidiana. Dos 30 selecionados, dez passam para a final e somente um será o vencedor.

A migração da inciativa para o não presencial trouxe um novo desafio para os competidores. "Nesse ano, o palco foi uma câmera. Então, existiram algumas adequações necessárias durante o treinamento, para desenvolver suas habilidades de contar em frente a uma câmera. Tivemos que dar uma nova abordagem à apresentação nesse sentido, já que a comunicação digital se tornou crucial", ressalta Christofoletti.

A exibição do FameLab Brasil 2020 conta com jurados ilustres entre pesquisadores e fomentadores da ciência no país: o youtuber Felipe Castanhari, o doutor Arquimedes Belo Paiva, a neurocientista Carla Tieppo e a bióloga citotecnologista Simone Evaristo são responsáveis pela 1ª seleção. Já na 2ª, estão o diretor científico da FAPESP Luiz Mello, o presidente da Confap Odir Dellagostin, a jornalista criadora da revista Pesquisa Fapesp Mariluce Moura e a assessora especial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) Regiane Relva Romano.