Portal da TV Cultura

Pela primeira vez no Brasil, cientistas mapeiam diretamente RNA do novo coronavírus

Publicado em 02 setembro 2021

Cientistas e pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conseguiram sequenciar diretamente o RNA do novo coronavírus pela primeira vez no Brasil. O estudo contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e seus resultados foram publicados em um artigo da plataforma bioRxiv.

A técnica utilizada na pesquisa permite que o genoma do SARS-CoV-2 seja mapeado com 25 vezes mais resolução do que nos métodos convencionais.

O vírus em questão tem seu material genético em apenas um filamento de nucleotídeos. Para o sequenciamento, geralmente é usada a “polimerase por transcriptase reversa”, que converte o RNA em DNA complementar ao “encaixar” as moléculas disponíveis umas nas outras. Depois, essa sequência é amplificada e gera bilhões de cópias, permitindo o mapeamento.

Na forma de sequenciamento utilizada no estudo, os cientistas mapearam o RNA do patógeno exatamente como ele é, sem transformar as moléculas. As diferentes bases (citosina, guanina, adenosina e uracila) presentes nessa cadeia correspondem a um fluxo elétrico diferente, permitindo sua identificação.

Folha.com Folha de S. Paulo CNN (Brasil) SBT Interior UOL NewsLab online Jornal Integração Garanhuns Notícias Notícias Brasil O Correspondente Oficial News Coluna Supinando Hora PR Minuto Cidade Notícias da Sua Cidade TV Caparaó Saúde em Tela Jornal Tabloide online (Cotia, SP) N5 Notícias Tratamento de Água - Notícias Folha da Minha Sampa Estúdio Livre News BSB Digital Cotia 24 horas Cinforme Bitcoin ID Brasil Canabrava 104.9 FM Canabrava 104.9 FM Correio da Manhã (RJ) Tribuna Paulista Roraima na Rede DF Agora Giro Notícias Goiás The World News (Ucrânia/Brasil) Beto Ribeiro Repórter Notícias de Campinas Acre Agora Vale em Ação Agora ES online Bomba Bomba Revista Amazônia Medicina S/A Pampulha online Super Notícia 91,7 FM O Tempo online O Tempo online Super Notícia 91,7 FM Pampulha online Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Portal de Notícias Virou Manchete Mustach Novo Cantu Notícias Relato News O Repórter Regional online Oeste Ao Vivo Oeste 360 Penha News Zatum TV Interbam Mirante da Bocaina Mix Vale Diário em Foco FEDAP - Fundação de Estudos para o Desenvolvimento da Administração Pública Gazeta da Semana Grupo News Paraná Informativo Astral Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Conexão Na Cidade CVN Notícias Alagoas Agora online Alvo Notícias Antenados BSB Notícias Campo Belo em Foco Agência de Notícias – Defesa LabNetwork Notícias SP+ Portal do Governo do Estado de São Paulo Biblioteca FMUSP Noticias de Contagem online Jornal da Ciência online Investe São Paulo FOCEP Brasil Galileu online SB 24 horas Portal da Enfermagem Saense Bahia.ba Meio Norte online (Piauí) Notícias SP+ Quimiweb Portal Marcos Santos Portal RBN