Notícia

Jornal da Unesp online

Pedagoga organiza livro sobre educação ambiental

Publicado em 12 fevereiro 2008

Objetivo da obra é gerar estudos com perfil participativo

A pedadoga Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências (IB), câmpus de Botucatu, é a organizadora do livro A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas, lançado pela Annablume Editora. A proposta da obra é apresentar referências teóricas e metodológicas que possam auxiliar na construção de estudos com perfil participativo, como alternativa às formas tradicionais de produção de conhecimentos científicos.

Marília destaca na apresentação da obra o momento por que passa a educação ambiental no Brasil. Segundo a docente, tem crescido as propostas de ação educativa relacionada com a pesquisa, no entanto, uma parte ainda significativa dos estudos na área necessita de rigor teórico e, em especial, metodológico.

O livro é composto de quatro capítulos: "Pesquisa-ação participante e educação ambiental: uma abordagem dialética e emancipatória", escrito por Carlos Frederico Loureiro, professor-pesquisador em educação ambiental da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); "Pesquisa participante: usos e abusos", de autoria de Pedro Demo, professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB); "Ação coletiva na produção dos conhecimentos: compreendendo o processo grupal", produzido pelo professor José Roberto Tozoni-Reis, docente aposentado do Departamento de Neurologia e Psiquiatria da Faculdade de Medicina (FM), câmpus de Botucatu; e "A pesquisa-ação-participativa e a educação ambiental: uma parceira construída pela identificação teórica e metodológica", de autoria da organizadora.

A obra contou com o apoio da Fundação do Instituto de Biociências da UNESP (Fundibio) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).


Serviço:

A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental: reflexões teóricas

Organizadora: Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis Annablume Editora; 166 páginas; R$ 25,00