Notícia

Jornal de Piracicaba

Pecege anuncia novo índice de inflação

Publicado em 20 setembro 2011

Por Paola Ribeiro

Além do levantamento de custos da safra 2010/11, que envolveu pesquisas técnicas e econômicas com 101 usinas do país feitas em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas) divulgou ontem duas inovações: a criação do índice de inflação da agroindústria sucroenergética da região Centro-Sul Tradicional do Brasil e a ampliação do portal de informações e dados do setor.

Segundo a pesquisadora do Pecege Maria Alice Christofoletti, a criação do índice, que tem a parceria da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), visa obter, mensalmente, as variações dos principais itens que compõem o custo de produção da cana-de-açúcar, entre eles insumos, mão de obra, manutenção industrial e arrendamento. "Vamos acompanhar o comportamento de preços desses itens, para se chegar aos valores reais da cana, do açúcar e do etanol. Isso deve contribuir para definirmos apontarmos os verdadeiros vilões do setor", explicou Maria Alice, informando que a coleta, com início em outubro, envolverá oito regiões dos Estados de São Paulo e Paraná. Os informativos mensais e a série histórica poderão ser acessados pelo www.pecege. esalq.usp.br.

Para os assinantes da plataforma online do Pecege, entre as novidades estão o histórico de dados de custos, o. próprio índice de inflação, bem como pesquisas complementares da equipe. (PR)