Notícia

Planeta Universitário

PD no CePOF-Unicamp com Bolsa da FAPESP

Publicado em 26 maio 2010

O Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica de Campinas (CePOF-Unicamp), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da FAPESP, oferece uma bolsa de pós-doutoramento para trabalhar no desenvolvimento e em aplicações de microscopias ópticas avançadas. Com supervisão do professor Carlos Lenz Cesar, a pesquisa envolverá especialmente um sistema de aquisição de imagens multimodal.

As principais aplicações de interesse do grupo são: pesquisa em câncer, especialmente no remodelamento da rede de colágenos de células metastáticas; estudos relacionados à cana-de-açúcar para entendimento de processos celulares tais como fotossíntese, biodigestão de celulose e lignina e outros; e caracterização biomecânica e manipulação de parasitas vivos em diferentes ambientes.

São requisitos: título de doutor em física, biofísica, biomedicina, bioengenharia, engenharia elétrica ou em carreiras que requerem experiência conjunta em óptica e biologia, boas habilidades de comunicação e de escrita objetiva e bom relacionamento com pessoas.

Experiência prévia em microscopias ópticas e ou em óptica não linear é desejável, mas candidatos excepcionais, fortemente motivados e sem experiência nessas áreas, serão considerados.

Línguas: fluência em pelo menos uma dentre inglês, espanhol, português e italiano.

Os interessados devem enviar e-mail de uma página indicando motivações para trabalhar nesse campo, anexando curriculum vitae e carta(s) de recomendação, para (lenz@ifi.unicamp.br), até o dia 30 de maio de 2010.

Outras vagas de bolsas de pós-doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Agência FAPESP