Notícia

RedeNotícia

PD em zoologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 11 agosto 2011

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Biodiversidade e relações filogenéticas dos gêneros Astyanax, Hemigrammus, Hyphessobrycon e Moenkhausia (Characiformes: Characidae)”, no Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), tem uma vaga para pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP.

O objetivo do Temático é a aplicação de técnicas moleculares (DNA mitocondrial e nuclear) para uma acurada e detalhada revisão sistemática da biodiversidade de peixes da família Characidae. Especificamente para a vaga aberta, o bolsista deverá desenvolver o trabalho de pesquisa no subprojeto “Biodiversidade e relações filogenéticas em Characidae (Ostariophysi; Characiformes)”.

Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos:
a) Ter doutorado em áreas afins;
b) Ter obtido o título de doutor há, no máximo, cinco anos;
c) Estar de posse do seu diploma de doutorado, ou de ata de defesa ou declaração correspondente;
d) Possuir currículo que demonstre capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto;
e) Possuir experiência comprovada com trabalhos publicados ou em publicação sobre o grupo taxonômico alvo do subprojeto;
f) Possuir experiência comprovada em técnicas de biologia molecular (extração, amplificação, sequenciamento, inclusão de dados no Genbank) e sistemática molecular;
g) É desejável fluência em inglês e espanhol;
h) Dedicar-se integralmente e exclusivamente às atividades do projeto;
i) Não manter vínculo empregatício ou estatutário durante a vigência do projeto;
j) Não ser aposentado;
k) Não ter realizado mais de um pós-doutorado e/ou estar recebendo bolsa de pós-doutorado;
l) Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo seja aprovada a sua candidatura pela FAPESP;
m) No caso de candidato estrangeiro, demonstrar as habilidades necessárias de comunicação em língua portuguesa;
n) Ter habilidade para organizar tarefas de pesquisa com independência;
o) Ter habilidade para ministrar aulas de pós-graduação em Biologia Evolutiva ou Sistemática.

As inscrições deverão ocorrer exclusivamente por e-mail, com a documentação enviada em arquivo formato PDF, para Claudio de Oliveira (claudio@ibb.unesp.br), coordenador do Projeto Temático, até o dia 20 de agosto de 2011.

No ato da inscrição por e-mail o candidato deverá apresentar: a) Currículo atualizado; b) Duas cartas de recomendação de profissionais da área; c) Breve relato (máximo duas páginas) da experiência profissional e motivações quanto à função.

Mais informações sobre o processo de seleção: www.fapesp.br/oportunidades/240.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.