Notícia

Portal Inovação MCT

PD em zoologia com Bolsa da FAPESP

Publicado em 06 setembro 2011

Fonte: Agência FAPESP

O Projeto Temático "Dimensões da vida marinha - Padrões e processos de diversificação em cnidários planctônicos e bentônicos", apoiado pela FAPESP, oferece uma oportunidade de pós-doutoramento.

O objetivo do Temático é investigar as dimensões da vida marinha, transversalmente, por meio da busca de padrões e processos nos diversos níveis biológicos, em questões relacionadas às variáveis tempo e espaço em suas diversas escalas.

Especificamente para essa vaga, o bolsista deverá desenvolver o trabalho de pesquisa no subprojeto "Estruturas secundárias de marcadores moleculares como fonte de caracteres filogenéticos em Cnidaria", com o objetivo de incorporar dados da estrutura secundária em alinhamentos e análises filogenéticas de Medusozoa, a princípio em Staurozoa e Leptothecata, porém outros conjuntos de dados originais ou já obtidos poderão ser igualmente testados, buscando também o desenvolvimento e a utilização dessa abordagem no Projeto Temático conjugado.

Os candidatos selecionados deverão ter doutorado em zoologia, genética e áreas afins, possuir experiência comprovada com trabalhos publicados ou em publicação sobre a área e o grupo taxonômico alvo do subprojeto e possuir experiência comprovada em técnicas de biologia molecular, sistemática molecular e bioinformática, entre outros requisitos.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar: a) currículo atualizado; b) duas cartas de recomendação de profissionais da área; c) breve relato (máximo duas páginas) da experiência profissional e motivações quanto à função.

As inscrições deverão ocorrer exclusivamente por e-mail, com a documentação enviada em arquivo formato PDF para Antonio Carlos Marques (marques@ib.usp.br), do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, coordenador do Projeto Temático, até o dia 20 de setembro de 2011.

Mais informações sobre o processo de seleção estão na página www.fapesp.br/oportunidades/249.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.