Notícia

Vida Universitária (Blog)

PD em sociossemiótica com Bolsa da FAPESP

Publicado em 17 outubro 2011

O Projeto Temático "Práticas de Vida e Produção de Sentido da Metrópole São Paulo: regimes de visibilidade, regimes de interações e regimes de reescritura", apoiado pela FAPESP, dispõe de vaga para dois doutores com experiência de pesquisa e interesse intelectual nos desenvolvimentos da sociossemiótica.

O projeto tem como objetivo geral um estudo comparativo das cidades de São Paulo e Roma por meio de um recorte de suas práticas de vida na interação habitante e lugar da cidade que têm ou não visibilidade nas várias mídias.

O estudo é parte de uma série de investigações realizadas pelo Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a co-orientação de Eric Landowski (CNRS) e Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (PUCSP).

Os candidatos devem apresentar projeto de pesquisa nos moldes da FAPESP, com fundamentação sociossemiótica e em diálogo direto com o corpus do projeto temático, visando a contribuir para a construção de uma cartografia experiencial da cidade.

Devem apresentar corpus de objeto de estudo que investiguem diferentes regimes de visibilidade na cidade de São Paulo, assim como formas de representação criadas na cidade e pela cidade, produtoras de seus modos de vida, interação e produção de sentido.

As inscrições deverão ocorrer por e-mail (cpstematico@hotmail.com) até 30 de outubro de 2011.

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar:

a) Projeto de pesquisa, conforme modelo FAPESP;

b) Curriculum vitae;

c) Duas carta de recomendação;

d) Súmula curricular de até três páginas.

Mais informações sobre a oportunidade: www.fapesp.br/oportunidades/258.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Via FAPESP