Notícia

Planeta Universitário

PD em saneamento ambiental com Bolsa da FAPESP

Publicado em 23 janeiro 2012

O projeto "Emissões de gases e dinâmica do nitrogênio em lagoas de estabilização e solos irrigados com esgoto tratado: gestão sustentável dos recursos hídricos", apoiado pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP, oferece uma oportunidade de pós-doutoramento. O projeto é coordenado pelo professor Adolpho José Melfi na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

As atividades de pesquisa a serem desenvolvidas pelo bolsista serão dirigidas para a investigação dos efeitos da irrigação com esgoto tratado nas emissões de gases de efeito estufa pelo solo e pelas lagoas de estabilização e na avaliação da viabilidade de utilização do gás metano para geração de energia.

Essa pesquisa trará informações importantes para a gestão sustentável do sistema "lagoas fotossintéticas-solo-planta-atmosfera".

As atividades do bolsista serão desenvolvidas no campus da USP de Piracicaba, nos laboratórios do Núcleo de Pesquisa em Geoquímica e Geofísica da Litosfera (Nupegel-USP), e os trabalhos de campo serão realizados no Campo Experimental de Reúso Agrícola situado no município de Lins.

Os interessados deverão ter bons conhecimentos de português e inglês, facilidade de comunicação escrita e oral nestas duas línguas e possuir habilidade para a realização de pesquisa, incluindo processamento de dados e análise e redação de artigos científicos.

Os candidatos deverão enviar currículo, carta de interesse e duas cartas de recomendação, até o dia 31 de janeiro de 2012, para: ajmelfi@usp.brThis e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. e crmlauar@usp.brThis e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

A bolsa terá duração de 24 meses. A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Agência FAPESP