Notícia

JC e-mail

PD em radioastronomia com Bolsa da Fapesp

Publicado em 19 julho 2011

O Projeto Temático Fontes calibradoras, sistemas computacionais e técnicas experimentais para imageamento com o Brazilian Decimetric Array (BDA), apoiado pela Fapesp e conduzido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tem uma vaga para pós-doutoramento.

A vaga é para recém-doutor com experiência em interferometria e radioastronomia para atuar junto à equipe de desenvolvimento do BDA. O pesquisador deverá atuar no desenvolvimento de técnicas para calibração e imageamento, além de realizar um levantamento de fontes calibradoras com o BDA.

Uma parte importante do trabalho consiste no estudo de utilização de rádio fontes artificiais (satélites, por exemplo) como fontes calibradoras para observações solares.

Espera-se também que o pesquisador atue no desenvolvimento de sistemas automatizados para geração de mapas solares com o BDA.

O candidato deverá ter experiência observacional em grandes interferômetros (VLA, GMRT, etc.); experiência em desenvolvimento de instrumentação radioastronômica para interferômetros; domínio de técnicas de calibração e imageamento a partir de dados interferométricos.

Interessados devem enviar, até o dia 10 de agosto, curriculum vitae para o coordenador do projeto, Hanumant Sawant, pelo hssawant@gmail.com.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp (no valor de R$ 5.333,40 mensais), Reserva Técnica e Auxílio Instalação. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

O bolsista de PD, caso resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão publicadas no site Fapesp-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

(Agência Fapesp - 18/7).